Proprietários de veículos terrestres devem ficar atentos ao pagamento do IPVA RS 2020, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Calendário para pagamento já começou e segue até prazo definido pelo governo do estado.
Este é um dos impostos que fazem parte do calendário de gastos programados para o início do ano de 2020 de diversos brasileiros, inclusive no Rio Grande do Sul. Desta forma, ficar atento aos prazos é primordial.
Leia Também: IPVA DF 2020: começou o pagamento da 1° parcela nesta semana
As formas de pagamento contemplam duas maneiras, parcelado e à vista. Para quem optar por realizar a quitação do débito de forma antecipada, poderá ter descontos de até 24,92% no valor do IPVA 2020 do Rio Grande do Sul. Confira as datas:
- Pagamentos até 28/02/20
Antecipação de 2%
Desconto máximo de 2% (pessoa jurídica) e 21,60% (pessoa física) - Pagamentos até 31/03/20
Antecipação de 1%
Desconto máximo de 1% (pessoa jurídica) e 20,80% (pessoa física)
Os descontos aplicado nas parcelas correspondem a 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. Mas ainda é possível quitar o IPVA RS 2020 até a data limite considerando o final da placa do veículo. Nestes casos o valor é integral. Confira:
- Final 1 – 01 de abril;
- Final 2 – 03 de abril;
- Final 3 – 06 de abril;
- Final 4 – 08 de abril;
- Final 5 – 13 de abril;
- Final 6 – 15 de abril;
- Final 7 – 17 de abril;
- Final 8 – 22 de abril;
- Final 9 – 24 de abril;
- Final 0 – 27 de abril.
Para realizar o pagamento é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda e ter em mãos o número do RENAVAM e placa do carro. No endereço é possível realizar consultas e emitir o boleto.
O pagamento do IPVA RS 2020 deve ser realizado diretamente nos sistemas online ou presencialmente nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e agências lotéricas da Caixa.
Leia Também: IRPF 2020: saiba o que a Receita mudou nas regras do tributo para esse ano
Além de levar o boleto, o contribuinte pode realizar o pagamento apenas apresentando o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou informar a placa e o Renavam do veículo.
A expectativa é de arrecadar em 2020 aproximadamente R$ 3 bilhões. Deste número, o valor será dividido em 50% para o Estado e outros 50% para o município que o veículo foi emplacado.
O IPVA é um imposto obrigatório. A falta de pagamento pode originar em dívidas e problemas de crédito, além de inscrição em dívida ativa com o estado.