IPVA RS 2020: 2° parcela e taxa do licenciamento devem ser pagas até a próxima semana

Proprietários de veículos terrestres devem ficar atentos ao pagamento do IPVA RS 2020, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Calendário para pagamento já começou e segue até prazo definido pelo governo do estado.

IPVA RS 2020: 2° parcela e taxa do licenciamento devem ser pagas até a próxima semana (Reprodução/Internet)
IPVA RS 2020: 2° parcela e taxa do licenciamento devem ser pagas até a próxima semana (Reprodução/Internet)

Este é um dos impostos que fazem parte do calendário de gastos programados para o início do ano de 2020 de diversos brasileiros, inclusive no Rio Grande do Sul. Desta forma, ficar atento aos prazos é primordial.

Leia Também: IPVA DF 2020: começou o pagamento da 1° parcela nesta semana

As formas de pagamento contemplam duas maneiras, parcelado e à vista. Para quem optar por realizar a quitação do débito de forma antecipada, poderá ter descontos de até 24,92% no valor do IPVA 2020 do Rio Grande do Sul. Confira as datas:

  • Pagamentos até 28/02/20
    Antecipação de 2%
    Desconto máximo de 2% (pessoa jurídica) e 21,60% (pessoa física)
  • Pagamentos até 31/03/20
    Antecipação de 1%
    Desconto máximo de 1% (pessoa jurídica) e 20,80% (pessoa física)

Os descontos aplicado nas parcelas correspondem a 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. Mas ainda é possível quitar o IPVA RS 2020 até a data limite considerando o final da placa do veículo. Nestes casos o valor é integral. Confira:

  • Final 1 – 01 de abril;
  • Final 2 – 03 de abril;
  • Final 3 – 06 de abril;
  • Final 4 – 08 de abril;
  • Final 5 – 13 de abril;
  • Final 6 – 15 de abril;
  • Final 7 – 17 de abril;
  • Final 8 – 22 de abril;
  • Final 9 – 24 de abril;
  • Final 0 – 27 de abril.

Para realizar o pagamento é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda e ter em mãos o número do RENAVAM e placa do carro. No endereço é possível realizar consultas e emitir o boleto.

O pagamento do IPVA RS 2020 deve ser realizado diretamente nos sistemas online ou presencialmente nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e agências lotéricas da Caixa.

Leia Também: IRPF 2020: saiba o que a Receita mudou nas regras do tributo para esse ano

Além de levar o boleto, o contribuinte pode realizar o pagamento apenas apresentando o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou informar a placa e o Renavam do veículo.

A expectativa é de arrecadar em 2020 aproximadamente R$ 3 bilhões. Deste número, o valor será dividido em 50% para o Estado e outros 50% para o município que o veículo foi emplacado.

O IPVA é um imposto obrigatório. A falta de pagamento pode originar em dívidas e problemas de crédito, além de inscrição em dívida ativa com o estado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA