IR 2020: informe de rendimentos dos aposentados já pode ser consultado

Aposentados e pensionistas do INSS que precisam declarar o Imposto de Renda (IR 2020), devem ficar atentos. Nessa terça-feira (18), o instituto informou que a consulta dos extratos já estão disponíveis em seu site. O documento deve ser utilizado como comprovação de renda na hora de gerar o relatório do tributo. O acesso é inteiramente digital e gratuito.

IR 2020: Informe de rendimentos dos aposentados já pode ser consultado
IR 2020: Informe de rendimentos dos aposentados já pode ser consultado (Imagem: Reprodução – Google)

Quem for consultar o informe de rendimento precisa abrir o portal do INSS e entrar na área de cadastro. Aqueles que ainda não estiverem registrados na ferramenta, basta informar o número do benefício, data de nascimento, nome completo e o CPF.

Leia também: Concurso do INSS pode ser lançado após pressão do Ministério Público

Na sequência, é preciso selecionar o ano base da consulta, nesse caso seria 2019. Ao confirmar as informações, o segurado terá acesso a todos os recebimentos realizados ao longo dos últimos 12 meses.

Valores das aposentadorias, pensões, auxílios e demais recursos estarão presentes na documentação que poderia ser baixada imediatamente.

Caso seja o primeiro acesso, é necessário fornecer os dados solicitados na área de login e fazer o cadastro, criando uma senha com, no mínimo, nove caracteres, pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número. Ao acessar o sistema com a senha, basta escolher a opção Extrato para Imposto de Renda, do lado esquerdo da página, e emitir o documento“, alertou o INSS.

Consulta informe para o IR 2020 via aplicativo

Outra opção, é acessar por meio do aplicativo Meu INSS, com o mesmo login e senha. Disponível para tablets e celulares nas versões IOS e Android, o app também fornece os dados para consulta.

Leia também: Saque do Bolsa Família dos atingidos por chuvas já foi liberado!

Solicitação presencial

Por fim, o extrato também pode ser garantido em uma das agências presenciais do INSS. Nesse caso, é preciso fazer um agendamento por meio do número 135 ou então pelo site do instituto.

Basta acessar o Meu INSS, informar os dados pessoais na área de login, clicar em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”. Na sequência, é preciso selecionar a opção “Novo Requerimento”, digitar a palavra extrato no campo de pesquisa e conformar o serviço.

É válido ressaltar que a apresentação do extrato é obrigatória para todos os segurados que precisarem contribuir para o IRPF 2020, somente por meio dela é possível comprovar para a Receita Federal o recebimento dos valores.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA