IR 2020: informe de rendimentos dos aposentados já pode ser consultado

Aposentados e pensionistas do INSS que precisam declarar o Imposto de Renda (IR 2020), devem ficar atentos. Nessa terça-feira (18), o instituto informou que a consulta dos extratos já estão disponíveis em seu site. O documento deve ser utilizado como comprovação de renda na hora de gerar o relatório do tributo. O acesso é inteiramente digital e gratuito.

IR 2020: Informe de rendimentos dos aposentados já pode ser consultado
IR 2020: Informe de rendimentos dos aposentados já pode ser consultado (Imagem: Reprodução – Google)

Quem for consultar o informe de rendimento precisa abrir o portal do INSS e entrar na área de cadastro. Aqueles que ainda não estiverem registrados na ferramenta, basta informar o número do benefício, data de nascimento, nome completo e o CPF.

Leia também: Concurso do INSS pode ser lançado após pressão do Ministério Público

Na sequência, é preciso selecionar o ano base da consulta, nesse caso seria 2019. Ao confirmar as informações, o segurado terá acesso a todos os recebimentos realizados ao longo dos últimos 12 meses.

Valores das aposentadorias, pensões, auxílios e demais recursos estarão presentes na documentação que poderia ser baixada imediatamente.

Caso seja o primeiro acesso, é necessário fornecer os dados solicitados na área de login e fazer o cadastro, criando uma senha com, no mínimo, nove caracteres, pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número. Ao acessar o sistema com a senha, basta escolher a opção Extrato para Imposto de Renda, do lado esquerdo da página, e emitir o documento“, alertou o INSS.

Consulta informe para o IR 2020 via aplicativo

Outra opção, é acessar por meio do aplicativo Meu INSS, com o mesmo login e senha. Disponível para tablets e celulares nas versões IOS e Android, o app também fornece os dados para consulta.

Leia também: Saque do Bolsa Família dos atingidos por chuvas já foi liberado!

Solicitação presencial

Por fim, o extrato também pode ser garantido em uma das agências presenciais do INSS. Nesse caso, é preciso fazer um agendamento por meio do número 135 ou então pelo site do instituto.

Basta acessar o Meu INSS, informar os dados pessoais na área de login, clicar em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”. Na sequência, é preciso selecionar a opção “Novo Requerimento”, digitar a palavra extrato no campo de pesquisa e conformar o serviço.

É válido ressaltar que a apresentação do extrato é obrigatória para todos os segurados que precisarem contribuir para o IRPF 2020, somente por meio dela é possível comprovar para a Receita Federal o recebimento dos valores.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.