IR 2020: informe de rendimentos dos aposentados já pode ser consultado

Aposentados e pensionistas do INSS que precisam declarar o Imposto de Renda (IR 2020), devem ficar atentos. Nessa terça-feira (18), o instituto informou que a consulta dos extratos já estão disponíveis em seu site. O documento deve ser utilizado como comprovação de renda na hora de gerar o relatório do tributo. O acesso é inteiramente digital e gratuito.

IR 2020: Informe de rendimentos dos aposentados já pode ser consultado
IR 2020: Informe de rendimentos dos aposentados já pode ser consultado (Imagem: Reprodução – Google)

Quem for consultar o informe de rendimento precisa abrir o portal do INSS e entrar na área de cadastro. Aqueles que ainda não estiverem registrados na ferramenta, basta informar o número do benefício, data de nascimento, nome completo e o CPF.

Leia também: Concurso do INSS pode ser lançado após pressão do Ministério Público

Na sequência, é preciso selecionar o ano base da consulta, nesse caso seria 2019. Ao confirmar as informações, o segurado terá acesso a todos os recebimentos realizados ao longo dos últimos 12 meses.

Valores das aposentadorias, pensões, auxílios e demais recursos estarão presentes na documentação que poderia ser baixada imediatamente.

Caso seja o primeiro acesso, é necessário fornecer os dados solicitados na área de login e fazer o cadastro, criando uma senha com, no mínimo, nove caracteres, pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número. Ao acessar o sistema com a senha, basta escolher a opção Extrato para Imposto de Renda, do lado esquerdo da página, e emitir o documento“, alertou o INSS.

Consulta informe para o IR 2020 via aplicativo

Outra opção, é acessar por meio do aplicativo Meu INSS, com o mesmo login e senha. Disponível para tablets e celulares nas versões IOS e Android, o app também fornece os dados para consulta.

Leia também: Saque do Bolsa Família dos atingidos por chuvas já foi liberado!

Solicitação presencial

Por fim, o extrato também pode ser garantido em uma das agências presenciais do INSS. Nesse caso, é preciso fazer um agendamento por meio do número 135 ou então pelo site do instituto.

Basta acessar o Meu INSS, informar os dados pessoais na área de login, clicar em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”. Na sequência, é preciso selecionar a opção “Novo Requerimento”, digitar a palavra extrato no campo de pesquisa e conformar o serviço.

É válido ressaltar que a apresentação do extrato é obrigatória para todos os segurados que precisarem contribuir para o IRPF 2020, somente por meio dela é possível comprovar para a Receita Federal o recebimento dos valores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.