Etanol como primeira opção só é mais vantajoso em 3 estados, segundo ANP

Proprietários de veículos devem ficar atentos na hora de abastecer os seus veículos. Dados divulgados mostram que o preço do etanol é mais vantajoso que a gasolina em apenas três estados brasileiros. Nos demais, entende-se que há uma variação nos valores.

Etanol como primeira opção só é mais vantajoso em 3 estados, segundo ANP (Reprodução/Internet)
Etanol como primeira opção só é mais vantajoso em 3 estados, segundo ANP (Reprodução/Internet)

Os dados levam em consideração a semana que teve fim no dia 15 de fevereiro. O levantamento foi realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e mostra Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo como os estados com mais vantagens para quem opta pelo etanol.

Leia Também: Etanol chega a índice recorde de preço em 2020

A pesquisa detalha um compilado pelo AE-Taxas considerando que o etanol de cana ou de milho, por ter menor poder calorífico, tenham um preço limite de 70% do derivado de petróleo nos postos para serem considerados vantajosos.

No Mato Grosso o valor do etanol é vendido em média por 67,09% do preço da gasolina. Desta forma, pôde-se considerar como abaixo do limite estipulado. Já em Minas, o número fica em torno de 69,71%.

Por fim, no estado de São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo, a paridade ficou em 69,88%. Quando levado em consideração a média nacional, o número obtido e de 71,56% entre os preços médios de etanol e gasolina.

Mas, ainda assim, houveram alguns estados no qual apresentaram uma vantagem expressiva para a gasolina. A exemplo do Amapá, no qual observou a paridade de 100,34% em comparação com o etanol.

Recentemente, de acordo com levantamento semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os valores do combustível tiveram aumento na maior parte dos estados logo nas primeiras semanas do ano.

Leia Também: Multa por embriaguez chega a valor recorde e quem vai curtir o carnaval deve se atentar

Segundo os dados coletados, o preço médio nacional do etanol subiu de 0,35%, chegando a R$ 3,185 o litro. Desta forma, configurando-se no maior valor da série histórica, desde quando iniciado levantamento em 2002.

A movimentação quando visualizada por um cenário nacional, o combustível tem apresentado diversas valorizações nas usinas, em contraponto aos avanços no período da entressafra.

Sem nenhuma nova produção, a demanda continua a mesma, tendo em vista que os motoristas ainda preferem a gasolina frente a outras fontes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!