IRPF: Receita Federal paga hoje mais um lote da restituição

Mais um grupo de contribuintes beneficiados. A partir dessa segunda-feira (17), a Receita Federal dará início ao pagamento do lote residual de restituição multiexercício do Imposto sobre a Renda Pessoa Física (IRPF), referente às declarações de 2008 a 2019. Segundo o órgão, serão liberados mais de R$ 297 milhões para cerca de 116.188 brasileiros.

IRPF: Receita Federal paga hoje mais um lote de restituição (Imagem: Reprodução - Google)
IRPF: Receita Federal paga hoje mais um lote de restituição (Imagem: Reprodução – Google)

Nessa rodada, R$ 133,467 milhões serão destinados aos contribuintes em estado de preferência.

Leia também: Imposto de Renda 2020 precisa ser declarado por essas pessoas; veja a lista!

Sendo 2.851 idosos acima de 80 anos, 14.541 entre 60 e 79 anos, 1.838 com alguma deficiência física mental ou doença grave, e 6.052 em que a maior fonte de renda é o magistério.

Aqueles que estiverem em dúvidas se tem ou não direito ao pagamento da restituição do IRPF, precisam acessar o site da Receita Federal ou então ligar para o Receitafone (146).

Nesse caso, se houver alguma inconsistência nos seus dados, fazendo com que caia na intitulada malha fina, será preciso regularizar a documentação por meio do envio de declaração retificadora. Somente após a validação da mesma é que, se tiver direito, receberá as restituições.

Há ainda outras fontes de consulta, como o aplicativo oficial RF. A ferramenta está disponível para tablets e celulares, nas versões IOS e Android. Por meio dela, também é possível acessar o extrato, informando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Prazo de recebimento da restituição do IRPF

É válido ressaltar que os valores poderão ser retirados por até um ano após a data do deposito.

Caso o período seja ultrapassado, o contribuinte terá que dar entrada em um requerimento, também pelo site da Receita, preenchendo o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Leia também: Aplicativo Bolsa Família 2020: quais vantagens em ter?

Já para quem conferiu o extrato, viu que tinha direito, mas não teve a quantia depositada, é preciso ir até uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, nos seguintes números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

A declaração do IRPF 2020 sobre os rendimentos de 2019 começará a ser entregue em março, com prazo final para o último dia do mês de Abril.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.