IRPF: Receita Federal paga hoje mais um lote da restituição

Mais um grupo de contribuintes beneficiados. A partir dessa segunda-feira (17), a Receita Federal dará início ao pagamento do lote residual de restituição multiexercício do Imposto sobre a Renda Pessoa Física (IRPF), referente às declarações de 2008 a 2019. Segundo o órgão, serão liberados mais de R$ 297 milhões para cerca de 116.188 brasileiros.

IRPF: Receita Federal paga hoje mais um lote de restituição (Imagem: Reprodução - Google)
IRPF: Receita Federal paga hoje mais um lote de restituição (Imagem: Reprodução – Google)
publicidade

Nessa rodada, R$ 133,467 milhões serão destinados aos contribuintes em estado de preferência.

Leia também: Imposto de Renda 2020 precisa ser declarado por essas pessoas; veja a lista!

Sendo 2.851 idosos acima de 80 anos, 14.541 entre 60 e 79 anos, 1.838 com alguma deficiência física mental ou doença grave, e 6.052 em que a maior fonte de renda é o magistério.

Aqueles que estiverem em dúvidas se tem ou não direito ao pagamento da restituição do IRPF, precisam acessar o site da Receita Federal ou então ligar para o Receitafone (146).

Nesse caso, se houver alguma inconsistência nos seus dados, fazendo com que caia na intitulada malha fina, será preciso regularizar a documentação por meio do envio de declaração retificadora. Somente após a validação da mesma é que, se tiver direito, receberá as restituições.

Há ainda outras fontes de consulta, como o aplicativo oficial RF. A ferramenta está disponível para tablets e celulares, nas versões IOS e Android. Por meio dela, também é possível acessar o extrato, informando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Prazo de recebimento da restituição do IRPF

É válido ressaltar que os valores poderão ser retirados por até um ano após a data do deposito.

Caso o período seja ultrapassado, o contribuinte terá que dar entrada em um requerimento, também pelo site da Receita, preenchendo o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Leia também: Aplicativo Bolsa Família 2020: quais vantagens em ter?

Já para quem conferiu o extrato, viu que tinha direito, mas não teve a quantia depositada, é preciso ir até uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, nos seguintes números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

A declaração do IRPF 2020 sobre os rendimentos de 2019 começará a ser entregue em março, com prazo final para o último dia do mês de Abril.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.