IRPF: Receita Federal paga hoje mais um lote da restituição

Mais um grupo de contribuintes beneficiados. A partir dessa segunda-feira (17), a Receita Federal dará início ao pagamento do lote residual de restituição multiexercício do Imposto sobre a Renda Pessoa Física (IRPF), referente às declarações de 2008 a 2019. Segundo o órgão, serão liberados mais de R$ 297 milhões para cerca de 116.188 brasileiros.

IRPF: Receita Federal paga hoje mais um lote de restituição (Imagem: Reprodução - Google)
IRPF: Receita Federal paga hoje mais um lote de restituição (Imagem: Reprodução – Google)

Nessa rodada, R$ 133,467 milhões serão destinados aos contribuintes em estado de preferência.

Leia também: Imposto de Renda 2020 precisa ser declarado por essas pessoas; veja a lista!

Sendo 2.851 idosos acima de 80 anos, 14.541 entre 60 e 79 anos, 1.838 com alguma deficiência física mental ou doença grave, e 6.052 em que a maior fonte de renda é o magistério.

Aqueles que estiverem em dúvidas se tem ou não direito ao pagamento da restituição do IRPF, precisam acessar o site da Receita Federal ou então ligar para o Receitafone (146).

Nesse caso, se houver alguma inconsistência nos seus dados, fazendo com que caia na intitulada malha fina, será preciso regularizar a documentação por meio do envio de declaração retificadora. Somente após a validação da mesma é que, se tiver direito, receberá as restituições.

Há ainda outras fontes de consulta, como o aplicativo oficial RF. A ferramenta está disponível para tablets e celulares, nas versões IOS e Android. Por meio dela, também é possível acessar o extrato, informando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Prazo de recebimento da restituição do IRPF

É válido ressaltar que os valores poderão ser retirados por até um ano após a data do deposito.

Caso o período seja ultrapassado, o contribuinte terá que dar entrada em um requerimento, também pelo site da Receita, preenchendo o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Leia também: Aplicativo Bolsa Família 2020: quais vantagens em ter?

Já para quem conferiu o extrato, viu que tinha direito, mas não teve a quantia depositada, é preciso ir até uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, nos seguintes números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

A declaração do IRPF 2020 sobre os rendimentos de 2019 começará a ser entregue em março, com prazo final para o último dia do mês de Abril.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.