Aplicativo Bolsa Família 2020: quais vantagens em ter?

Beneficiários do Bolsa Família agora contam com uma ferramenta digital exclusiva. Desenvolvida pelo Ministério da Cidadania, o aplicativo Bolsa Família permite que seus cadastrados tenham acesso a todas as informações de seus benefícios sem precisarem sair de casa. Disponível na versão IOS e Android, a ferramenta é gratuita e livre para todos.

Aplicativo Bolsa Família 2020: quais vantagens em ter? (Imagem: Reprodução - Google)
Aplicativo Bolsa Família 2020: quais vantagens em ter? (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder ter acesso é preciso ir até a loja de aplicativos do seu telefone e digitar o nome Bolsa Família. Na sequência, basta clicar no ícone do programa e esperar que ele seja baixado.

Leia também: Bolsa Família no Acre paga R$23 mi em fevereiro; saiba como receber

Com a ferramenta já instalada no aparelho, comece a criar seu cadastro. O passo a passo é intuitivo e fornecido pelo próprio app. Ele pedirá dados como nome, CPF, número do NIS e solicitará que você crie uma senha de acesso. Após efetuar o registro, basta começar a utiliza-lo.

Serviços presentes no aplicativo Bolsa Família

Entre as informações fornecidas é possível consultar o calendário de pagamento anual e ter acesso aos dias exatos de cada mês em que irá receber.

A função, segundo o ministério da cidadania, tem como objetivo desobstruir o número de filas nas agências da Caixa, já que os beneficiários só precisarão ir no dia exato de seus depósitos.

Outro ponto também importante é que o aplicativo fornece uma caixa de diálogo onde consta todas as notificações presentes para o cadastrado. Em caso de informes, aviso de irregularidades, solicitação a uma unidade presencial, entre outros, o responsável pela família saberá diretamente pela tela de seu celular.

Por fim, nele também é possível conferir todas as unidades de atendimento do programa em território nacional e selecionar aquela que estiver mais próxima do endereço fornecido.

Isso ajuda na hora de atualização dos documentos, laudos médicos, entre outras funções que precisam ser feitas impreterivelmente de forma presencial.

Leia também: IPVA DF 2020 ganha nova impressão e confunde contribuintes

Com o calendário de pagamentos deste ano já em validação, o programa está beneficiando cerca de 13,5 milhões de famílias.

O número está fixado desde o fim de 2019, pois no momento o projeto não está recebendo novos cadastros até terminar a fiscalização da ação pente fino, que tem como objetivo desligar aqueles que estão recebendo os valores de forma incorreta e fora das regras exigidas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.