Detran PI lança novidade tecnológica para o licenciamento 2020

Começa a valer hoje, sexta-feira (14), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital). O projeto é uma iniciativa do Detran PI e visa diminuir a impressão em papel, e os gastos com o envio do documento. 

Detran PI lança novidade tecnológica para o licenciamento 2020
Detran PI lança novidade tecnológica para o licenciamento 2020 (Imagem:Reprodução/G1)

O registro ficará disponível junto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo deve reunir os documentos de porte obrigatório para transitar pelo país. 

Leia Também: Detran Minas Gerais faz lançamento digital

Em entrevista ao G1, o diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão, afirmou que para ter acesso ao documento o motorista deve estar em dia com o pagamento do licenciamento anual do seu veículo. 

“Assim como a CNH, o CRLV digital poderá ser acessado no aplicativo e até mesmo compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, basta instalar o programa em seu dispositivo móvel. Não será cobrada taxa para a versão eletrônica, ela é totalmente gratuita”, informou.

O aplicativo está disponível para download no Google Play e na App Store. Para que o motorista possa ter o documento digital são necessários alguns pré-requisitos como ter pago o licenciamento no ano de 2018. 

A CNH e o CRLV podem ser acessados mesmo se o usuário estiver off-line, ou seja, sem internet. O que é vantajoso para quem decide transitar pelas rodovias apenas com o documento no seu celular, sem a certidão em papel. 

O CRLV digital também possuí todas as informações do documento que o motorista tem impresso e tem a mesma validade do documento físico.

Lobão destacou que o proprietário não precisa ir até o Detran PI para poder acessar o documento.

Agora, o usuário pode entrar no site do departamento e imprimir o registro que conta com o QR Code. Sistema que pode ser lido para verificar a autenticidade durante uma fiscalização de trânsito. O Piauí é o 24º estado que adotou essa tecnologia aos proprietários de veículos.

Leia Também: Seguro desemprego pago de forma irregular tem rombo impressionante

“É uma mudança importante na forma de relacionamento do usuário com o órgão de trânsito. Queremos com isso facilitar o acesso das pessoas. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line”, comentou.