Banco do Brasil faz fechamento histórico e diminuí proximidade com correntistas

O Banco do Brasil (BB) acompanhou os outros grandes bancos privados e fez o fechamento de muitas agências de uma maneira histórica. Com menos locais físicos para atendimento ao público, sua relação de proximidade com os correntistas pode estar ameaçada. 

Banco do Brasil faz fechamento histórico e diminuí proximidade com correntistas
Banco do Brasil faz fechamento histórico e diminuí proximidade com correntistas (Imagem:Reprodução/Google)

Foram fechadas 409 agências do Banco do Brasil no país reduzindo o quadro de funcionários em 3.699 servidores. 

Leia Também: Fechamento de 300 agências do Bradesco preocupa correntistas

A concorrência das fintechs é considerada um dos motivos para que os grandes bancos também reduzissem seus custos e focassem no atendimento online.

Além disso, o limite de 8% nos juros do cheque especial, instituídos pelo Banco Central, também deve impactar as receitas das instituições este ano.

O Banco do Brasil tinha 4.101 pontos de atendimento físico em 2018, já em 2019 o número de agências caiu para 3.692. O quadro de funcionários foi reduzido de 96.889 para 93.190, no mesmo período.

No ano passado, o BB registrou 2.364 adesões ao programa de demissão voluntária estabelecido pela instituição para que os funcionários se demitisse por sua vontade.

Em entrevista ao jornal Exame, o vice-presidente de negócios do varejo do banco, Carlos Motta, disse que o banco está analisando a eficiência de cada agência nas cidades onde prestam serviço. 

Motta afirmou ainda que em alguns municípios a avaliação é que não há necessidade de ter uma agência física, tradicional. Nestes casos, as agências são substituídas por postos de atendimentos avançados, com uma estrutura menor e mais leve.

“Isso dá mais fluidez e eficiência ao atendimento. Além disso, aumentou o número de agências digitais e especializadas, como aquelas que atendem especificamente o agronegócio”, disse.

Uma reportagem realizada pelo jornal O Globo, apontou que duas a cada cinco cidades do país estão sem agência bancária desde o ano de 2013.

Isso obrigou os moradores a se deslocar para cidades vizinhas para poder realizar saques e pedir empréstimos.

Ao todo cerca de 17 milhões de pessoas em 2.328 cidades precisam se deslocar e nem todas elas contam com rede de internet eficiente para acessar os bancos digitalmente. 

Leia Também: CNH Social 2020: Regras, Funcionamento e Inscrição

Para este ano, o Banco do Brasil não informou quantas agências serão fechadas ou serão transformada em postos de atendimento.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA