IPTU Palmas ganha redução de cobrança aprovada entre os vereadores

Moradores de imóveis da capital do estado de Tocantins, podem obter o benefício da redução do IPTU Palmas, o Imposto Predial e Territorial Urbano. Este foi o assunto de sessão extraordinária convocada pela Câmara de vereadores.

IPTU Palmas ganha redução de cobrança aprovada entre os vereadores (Divulgação/Prefeitura de Palmas)
IPTU Palmas ganha redução de cobrança aprovada entre os vereadores (Divulgação/Prefeitura de Palmas)

Em decisão, aprovada em dois turnos, vereadores votaram pela extinção da taxa de emissão do imposto na capital.

Hoje, o valor é de R$ 3,44 e é correspondente a impressão do boleto do IPTU. Ou seja, para cada carnê impresso, o contribuinte deverá arcar com este custo de envio.

Leia Também: IPTU Vitória 2020 ganha novidade da prefeitura com nova cobrança

Com a modificação, o valor passa a deixar de ser cobrado, fazendo, assim, com que o IPTU Palmas se torne mais barato. Mas vale ressaltar que a lei ainda não entrou em vigor, pois precisa ser sancionada pela prefeita Cinthia Ribeiro.

O texto da proposta foi submetido pela própria prefeitura. A prefeita usou as suas redes sociais para falar sobre o tema e destacou que o objetivo da mudança é reduzir o custo da cidade e promover a Justiça fiscal sobre o imposto e gestão.

Ela ainda aproveitou a decisão da Câmara e emitiu nota à imprensa comemorando a aprovação. Pelo que se observa, o texto deve ser sancionado sem vetos.

Mas, por já ter iniciado os envios dos boletos correspondentes ao imposto deste ano, a nova regra deverá passar a valer apenas em 2021.

IPTU Palmas 2020

Em 2020, o Imposto teve um reajuste de 327%, em comparação ao do ano passado. Os pagamento já podem ser programados pelos contribuintes desde o último dia 15 de dezembro, quando a prefeitura da cidade divulgou o calendário oficial.

Leia Também: INSS: servidores vão protestar contra decisão do governo; entenda o motivo

De acordo com o cronograma, as datas de pagamento começam em março, com aqueles contribuintes que optam pelo pagamento à vista de forma integral.

Já aqueles que desejam parcelar o imposto podem realizar o procedimento em até 10 vezes sem juros, com a última parcela do IPTU Palmas 2020 vencendo no mês de dezembro

  • Parcela única ou primeira parcela – 16 de março de 2020
  • Parcela 2 – 15 de abril de 2020
  • Parcela 3 – 15 de maio de 2020
  • Parcela 4 – 15 de junho de 2020
  • Parcela 5 – 15 de julho de 2020
  • Parcela 6 – 17 de agosto de 2020
  • Parcela 7 – 15 de setembro de 2020
  • Parcela 8 – 15 de outubro de 2020
  • Parcela 9 – 16 de novembro de 2020
  • Parcela 10 – 15 de dezembro de 2020

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!