publicidade

Proprietários de imóveis da cidade de Vitória devem ficar atentos a novidades divulgada pela prefeitura. De acordo com a gestão municipal, a partir deste ano, os carnês de pagamento do IPTU Vitória 2020 não existirão mais.

IPTU Vitória 2020 ganha novidade da prefeitura com nova cobrança
IPTU Vitória 2020 ganha novidade da prefeitura com nova cobrança (Imagem: Reprodução / Google)
publicidade

A decisão foi tomada para que os moradores recebam tudo em uma única guia, ou seja, no qual poderá ser utilizada tanto para o pagamento do valor em cota única como também parcelado.

Leia Também: IPTU Blumenau 2020: primeiro vencimento acontece nesta semana

Em entrevista à imprensa, a prefeitura destaca que a mudança visa a sustentabilidade e a diminuição na emissão de guias físicas que ocasionam a derrubada de 50 árvores.

O secretário municipal da Fazenda, Henrique Valentim, pontua que a mudança foi tomada como forma de unir praticidade e sustentabilidade. “Não era nem sustentável fazer um carnê tão grade para algo que só se usa uma vez no ano”, explica.

Em suma, vale destacar que os valores do IPTU Vitória 2020 são variáveis de acordo com as características do imóvel, como tamanho e localização. Segundo o secretário, na capital a inadimplência em relação ao pagamento do imposto é de 20%.

Ainda segundo a prefeitura, a gestão municipal tem se preocupado em aumentar os canais de diálogo com os contribuintes para evitar que a falta do pagamento ocorra por falha de informações ou por esquecimentos.

Leia Também: Novo FGTS permite saques anuais do fundo a partir de Abril; saiba se vale a pena

Caso o proprietário realize o pagamento de forma única, ou seja, de forma total e à vista ele terá um desconto sob o valor do IPTU Vitória 2020. O percentual oferecido é de 8%.

Mas aqueles que desejam parcelar, podem optar pelo meio, que pode ser feito em 5 ou 10 vezes a depender do imóvel.

Além de Vitória, a redução dos valores também é ofertada por outros municípios da Grande Vitória. Este procedimento de desconto é comum em várias cidades do país.

O IPTU Vitória 2020

O Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado sobre todo e qualquer imóvel urbano. Pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada.

A falta de pagamento do imposto acarreta em diversos problemas, entre eles: nome do devedor poderá ser inscrito em serviços de proteção de crédito, como o SPC e Serasa, caso não faça o pagamento do imposto.

Além disso, ele poder ser impedido de vender o imóvel quando emitida certidão negativa de débito. E passar a titularidade do bem para herdeiros do falecido inadimplente. O imóvel também poderá ir à leilão.

Com a dívida ativa, o município realiza a devida cobrança judicial. Ao entrar na justiça, o proprietário é chamado para fazer o pagamento do débito ou nomear bens à penhora em um determinado prazo. Caso isso não ocorra, seus bens podem ser leiloados compulsoriamente, especialmente o imóvel que gerou o tributo, no caso do IPTU.

Calendário IPTU Vitória 2020

Cronograma de vencimento de cotas IPTU/2020
Cota Vencimento
Cota única ou 1ª cota 16/03/2020
2ª cota 15/04/2020
3ª cota 15/05/2020
4ª cota 15/06/2020
5ª cota 15/07/2020
6ª cota 14/08/2020
7ª cota 14/09/2020
8ª cota 14/10/2020
9ª cota 13/11/2020
10ª cota 14/12/2020
COMENTÁRIOS

Juan Gouveia, formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É redator do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, direitos trabalhistas e finanças diariamente.