IPTU Blumenau 2020: primeiro vencimento acontece nesta semana

O calendário de pagamento do IPTU Blumenau 2020 para aqueles que desejarem obter 5% de desconto se encerra nessa quinta-feira (13). Para poder ter acesso ao benefício, o contribuinte deverá optar pela cota única, quitando todo o valor de forma à vista. A prestação de contas pode ser feita em qualquer agência bancária ou pelo aplicativo das instituições financeiras.

IPTU Blumenau 2020: primeiro vencimento acontece nesta semana (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU Blumenau 2020: primeiro vencimento acontece nesta semana (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder ter acesso a segunda via do boleto, basta acessar o portal da prefeitura e se dirigir até a função de serviços e impostos. Nela, selecione a opção IPTU e depois informe os dados de registro do imóvel.

Leia também: IPTU São Paulo: isenção pode ser concedida aos atingidos por chuvas

Ao informar o número de registro do imóvel, você poderá ter acesso ao valor total do imposto e conseguirá simular as formas de pagamento, desde a cota única, até as 10 parcelas no caso daqueles que desejarem dividir.

O portal pede carência de 30 minutos da impressão até o pagamento para que o sistema registre o código de barras.

Quem optar pelo parcelamento, poderá pagar o IPTU Blumenau 2020 até o mês de dezembro, ficando atento as datas presentes nas guias. Se houver atraso, será preciso acessar o portal novamente e atualizar o boleto considerando os reajustes de juros e multa.

Quem deve prestar conta do IPTU Blumenau 2020

O imposto é cobrado para qualquer cidadão que possua um imóvel registrado em seu nome. No caso de familiares e dependentes, ou até mesmo de locação, o pagamento pode ser terceirizado, entretanto se houver atrasos ou inadimplências a cobrança final será para o proprietário.

O endividamento do IPTU acarreta, em outras coisas, na publicação do nome na lista de débitos do governo e também no leilão do imóvel, a depender do tempo de atraso.

Leia também: FGTS pode ser pago para desempregados nessas situações; confira!

Valores

O valor da cobrança varia de acordo com a localização e avaliação imobiliária do espaço. Quanto maior e mais bem avaliado, mais caro será o imposto. Já para as casas ou terrenos mais antigos e com baixo poder de venda, o tributo será menor.

A renda arrecadada com o IPTU será destinada para atividades dentro do próprio município. A gestão publicar deverá utilizar o pagamento para promover melhorias nas áreas de educação, cidade, cultura, transporte e mais. Esse ano, ainda não foi liberado um balanço com a estimativa por contribuinte.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA