Saque do abono salarial 2020: saiba quais as regras para receber seu benefício

Os trabalhadores brasileiros podem realizar o saque do abono salarial neste ano. Porém não são todos os contemplados, afinal há algumas regras para receber o benefício. Saiba aqui quais são essas regras.

Saque do abono salarial 2020: saiba quais as regras para receber seu benefício
Saque do abono salarial 2020: saiba quais as regras para receber seu benefício (Imagem:Montagem/FDR)

Para poder sacar esse dinheiro, os trabalhadores devem ter trabalhado de carteira assinada no ano de 2018, ter ganho em média até dois salários mínimos por mês e ter os seus dados cadastrados de forma correta na Relação Anual de Informações Sociais(RAIS).

Leia também: Abono salarial será pago em mais um lote nesta quinta-feira; veja quem saca

O valor recebido varia de acordo com o tempo trabalhado, sendo assim, se atuou o ano todo de 2018 pode receber um salário mínimo, se trabalhou um mês ganhará proporcionalmente 1/12 do salário.

O abono pago para os trabalhadores de empresas privadas é chamado de PIS, o calendário segue os meses de nascimento dos trabalhadores. O dinheiro é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.

Já o PASEP, é o programa de formação do patrimônio do servidor público, pago para os funcionários públicos. Em que para realizar os pagamento é levado em consideração o número final de inscrição. Sendo pago pelo Banco do Brasil.

O saque do abono salarial ficará disponível para retirada até o dia 30 de junho deste ano. Caso contrário, o trabalhador perde o benefício já que ele vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Aqueles que já tiverem conta nos bancos terão o valor depositado antes dos outros trabalhadores.

Já aqueles que não possuem conta nos bancos, podem ir até um caixa eletrônico, com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro.

Sem cartão o recebimento é liberado em qualquer agência, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho. 

Para saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep).

Leia também: Banco N26 ameaça sair do Brasil antes mesmo do seu lançamento oficial

Os servidores que recebem PASEP devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil.

Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

A partir de quinta-feira (13) começa o penúltimo saque do abono salarial referente ao ano de 2018. O dinheiro será liberado para nascidos em março e abril, e quem tem final de inscrição 6 e 7.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!