Abono salarial será pago em mais um lote nesta quinta-feira; veja quem saca

Nesta quinta-feira (13), o Banco do Brasil e a Caixa Econômica federal vão dar início ao pagamento de mais um lote do abono salarial do PIS/PASEP para os trabalhadores que atuaram em 2018. Confira as regras desta liberação. 

Abono salarial será pago em mais um lote nesta quinta-feira; veja quem saca
Abono salarial será pago em mais um lote nesta quinta-feira; veja quem saca (Imagem:Montagem/FDR)

Leia também: PIS/PASEP começa novo pagamento com abono maior nesta semana

Os brasileiros que terão direito a sacar esse dinheiro devem cumprir alguns requisitos, como:

  • Ter trabalhado de carteira assinada no ano de 2018;
  • Ter ganho em média até dois salários mínimos por mês;
  • Atuar com carteira de trabalho por no mínimo 5 anos;
  • Estar inscrito na declaração de RAIS da empresa.

O valor do abono salarial varia de acordo com o tempo trabalhado. Sendo assim, se trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo, se trabalhou um mês, ganhará proporcionalmente 1/12 do salário.

O  PIS é pago para os trabalhadores de empresas privadas, o seu calendário segue os meses de nascimento dos trabalhadores.

O benefício liberado neste lote de fevereiro vale para aqueles que nasceram entre os meses de março e abril. Os trabalhadores recebem o seu dinheiro pela Caixa Econômica Federal.

Já o PASEP, é pago para os funcionários públicos. Para a definição das datas de pagamento é levado em consideração o número final de inscrição. O benefício será liberado para aqueles que tenham a inscrição com final 6 e 7. Creditado pelo Banco do Brasil.

O saldo do PIS/Pasep ficará disponível para retirada até o dia 30 de junho deste ano. Caso o trabalhador não realize o receba, ele perde o benefício que vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Aqueles que já tiverem conta nos bancos, terão o valor creditado nesta terça-feira (11), ou seja, o valor será depositado antes.

Porém, aqueles que não possuem conta nos bancos, podem ir até um caixa eletrônico, com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro.

Trabalhadores que não têm o cartão podem receber o valor em qualquer agência da Caixa, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho. 

Para saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep).

Leia também: Tesouro Direto ganha novos títulos de investimento nesta semana

Os servidores que recebem PASEP devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil. Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação. Mais informações sobre o PASEP podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, ou no site do banco

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!