Tesouro Direto ganha novos títulos de investimento nesta semana

Investidores brasileiros precisam ficar atento. Desde segunda-feira (10), o Tesouro Direto passou a contar com novas opções para os negociantes. Agora, será possível dar entrada em bens com datas de vencimento entre 2023 até 2055. Os valores e juros variam de acordo com cada categoria e devem ser analisados antes da decisão final.

Tesouro Direto ganha novos títulos de investimento nesta semana (Imagem: Reprodução - Google)
Tesouro Direto ganha novos títulos de investimento nesta semana (Imagem: Reprodução – Google)

Para quem não sabe, o Tesouro Direto funciona como uma espécie de programa de compra de títulos públicos online. Por meio dele é possível investir em bens que poderão resultar em uma maior lucratividade futura.

Leia também: Aprenda a investir no Tesouro Direto

Agora, os aplicadores podem contar com as seguintes modalidades:

  • Tesouro Prefixado com vencimentos em 1º de março de 2023 e com vencimento em 1º de janeiro de 2026
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais com vencimento em 1º de janeiro de 2031
  • Tesouro IPCA com vencimento em 15 de agosto de 2026
  • Tesouro IPCA com Juros Semestrais com vencimento em 15 de agosto de 2030, 15 de agosto de 2040 e 15 de maio de 2055

Tabela de funcionamento do Tesouro Direto

Títulos que passam a ser vendidos Títulos que deixam de ser vendidos
Tesouro Prefixado com vencimentos em 01/01/2023 e 01/01/2026 Tesouro Prefixado com vencimentos em 01/01/2022
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais com vencimento em 01/01/2031 Tesouro Prefixado com Juros Semestrais com vencimento em 01/01/2029
Tesouro IPCA+ com vencimento em 15/08/2026 Tesouro IPCA+ com vencimento em 15/08/2024
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais com vencimentos em 15/08/2030, em 15/08/2014 e em 15/05/2055 Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais com vencimentos em 15/08/2026, em 15/05/2035 e em 15/08/2050

Fonte: Tesouro Nacional

Antes de analisar as propostas, os investidores precisam tomar conhecimento sobre o funcionamento do serviço. Os prefixados são espécies de títulos que exigem um juros definido antes mesmo da aplicação. Trata-se de números específicos que variam entre 8%, 10,3% e 15,7% ao ano. Na categoria, o aplicador saberá exatamente quanto vai ganhar em cima de cada vencimento.

Leia também: Bolsa Família: ministro faz afirmação polêmica sobre o programa

No caso dos juros mensais, o lucro é obtido ao longo do período da aplicação. Na data de vencimento, o negociante recebe o valor aplicado e o rendimento do último semestre.

Na modalidade intitulada de Tesouro IPCA, os títulos são pós-fixados, proporcionando uma maior segurança contra a inflação. Para isso, eles permitem um aumento no poder de compra do valor investido de acordo com as variações do IPCA.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.