IPVA PA 2020: Detran faz alerta importante sobre o pagamento

Motoristas do Pará precisam ficar atentos. O calendário de pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA PA 2020) já está em funcionamento. Nesta semana, o Detran informou aos contribuintes que, este ano, o tributo poderá ser pago junto com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT).

IPVA PA 2020: Detran faz alerta importante sobre o pagamento (Imagem: Reprodução - Google)
IPVA PA 2020: Detran faz alerta importante sobre o pagamento (Imagem: Reprodução – Google)

O recolhimento será feito pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e contará com serviços digitais a fim de que possa otimizar o serviço.

Leia também: IPVA SP 2020: calendário retorna a partir de hoje; confira as condições

Segundo, Wellington Cardoso, coordenador do IPVA PA 2020 e fiscal de Receitas Estaduais da Sefa, a união das cobranças tem como objetivo facilitar a vida dos motoristas que tiverem condições de arcar com a despesa de uma vez, livrando-se logo do débito no começo do ano.

“O Detran tem um sistema que se comunica com a Sefa, nossas placas eram em formato de estado e com a mudança até os países vizinhos terão acesso sobre a adimplência do proprietário do veículo. A placa única do Mercosul vem também para facilitar a nossa fiscalização, aumentando o controle e a própria segurança do cidadão”, acrescentou.

Quitando as documentações, os motoristas ficarão livre das taxações ao longo dos próximos meses e poderão circular livremente em todo o território nacional.

Consulta ao IPVA PA 2020

O Detran da região relembra que quem desejar consultar os valores, boletos e possíveis irregularidades pode acessar o site www.detran.pa.gov.br. O portal fornece todas as informações referentes ao IPVA e licenciamento 2020.

Além disso também permite que os usuários geram a segunda via dos boletos com os prazos atualizados, levando em consideração o dígito final das placas, responsáveis por definir a ordem de pagamentos.

Quem optar pela antecipação ainda será contemplado com descontos de até 15% a depender do valor final do débito.

Nos últimos anos percebemos uma procura maior pelo pagamento antecipado, pelo desconto de até 15%. A consulta pode ser feita diretamente no site, sem ter necessidade de comparecimento presencial à Sefa”, explicou Wellington.

Leia também: Minha Casa Minha Vida: ministro promete solução imediata para essa semana

Isenção

Não precisarão prestar conta do IPVA PA 2020 os seguintes veículos:

  • Ônibus microônibus, vans e veículos utilizados no transporte e no turismo local;
  • Embarcações pesqueiras ou de transporte de passageiros;
  • Veículos com adaptações para deficientes físicos;
  • Máquinas agrícolas e de terraplanagem;
  • Veículos de consulados e embaixadas;
  • Ambulâncias;
  • Táxis.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA