IPVA SP 2020: calendário retorna a partir de hoje; confira as condições

Atenção, motoristas de São Paulo. O calendário de pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA SP 2020) está em funcionamento e determina que a prestação de contas à vista deve ser feita até hoje. Os contribuintes que desejarem se livrar logo do débito, quitando sua quantia total, têm até o fim do dia para poder realizar a operação.

IPVA SP 2020: calendário retorna a partir de hoje; confira as condições (Imagem: Reprodução - Google)
IPVA SP 2020: calendário retorna a partir de hoje; confira as condições (Imagem: Reprodução – Google)

Para aqueles que optaram pelo parcelamento, hoje (11) se encerra o prazo final para o pagamento da segunda parcela. Nessa modalidade, o tributo pode ser dividido em até três vezes e deve ser quitado até o fim de março.

Leia também: IPVA SP 2020: saiba como evitar o pagamento com multa

Já quem deseja quitar o débito à vista, também começa a partir desta terça-feira a opção para fazê-lo, mas desse vez sem contar com desconto. Essa é a única forma de não encarar multas e juros, caso não tenha quitado a 1° parcela em janeiro.

A ordem da prestação de contas varia de acordo com a numeração final da placa do veículo, sendo o número 0 o último tarifado.

Sobre valores e descontos no IPVA SP 2020

Em São Paulo há duas formas de quitar o débito. A primeira é o pagamento total e a segunda por meio do parcelamento trimestral.

Esse ano, os contribuintes poderão utilizar seus cartões de crédito para encerrar a dívida. Os valores serão repassados diretamente ao Governo do Estado e não sofreram reajustes de desconto ou encargos.

Quem optar pela modalidade deve procurar se informar sobre quais as operadores de crédito estão atuando em parceria com a gestão pública.

A informação deve ser obtida por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Nesse caso, as empresas financeiras são responsáveis definir a quantidade de parcelas, podendo ser superior as três determinadas na função tradicional.

Valor das alíquotas:

  • 1,5% – Caminhões;
  • 2% – Camionetas e utilitários;
  • 2% – Motos e similares;
  • 2%- Ônibus e Micro-ônibus;
  • 4% Automóveis;
  • 4% – Motor – casa;
  • Veículos com mais de 15 anos de fabricação estão sujeitos a isenção.

Esses valores são multiplicados pelo preço de mercado do automóvel, segundo a tabela Fipe, e o resultado define a quantia a ser cobrado no IPVA SP 2020.

Como pagar o IPVA SP 2020

A prestação de contas pode ser feita em qualquer agência bancária credenciada. Para poder encerrar o débito, basta apresenta o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e realizar o recolhimento do IPVA 2020.

Leia também: Saque do PIS/PASEP pode ser feito por MEI? Veja as regras

Os contribuintes podem encerrar a dívida nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet, débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária escolhida. Por fim, o IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.

Calendário de pagamento

Mês Janeiro Fevereiro Março
Parcela 1ª Parcela ou Cota Única Com Desconto(*) 2ª Parcela ou Cota Única Sem Desconto 3ª Parcela
Placa Dia do Vencimento Dia do Vencimento Dia do Vencimento
Final 1 09/01 11/02 11/03
Final 2 10/01 12/02 12/03
Final 3 13/01 13/02 13/03
Final 4 14/01 14/02 16/03
Final 5 15/01 17/02 17/03
Final 6 16/01 18/02 18/03
Final 7 17/01 19/02 19/03
Final 8 20/01 20/02 20/03

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.