IPVA SP 2020: saiba como evitar o pagamento com multa

Finalizado o calendário oficial do IPVA SP 2020 para pagamento em cota única com desconto de 3%, ou para quitar a primeira parcela da divisão. Agora, resta apenas uma forma do contribuinte liquidar a sua dívida sem que sejam inseridos juros ou multas sobre a quantia original.

IPVA SP 2020: saiba como evitar o pagamento com multa
IPVA SP 2020: saiba como evitar o pagamento com multa (Imagem: Reprodução/Google)

Começa no dia 11 de fevereiro o calendário para pagamento da 2° parcela do IPVA SP 2020, ou da cota única sem desconto. O primeiro dia é responsável pelo recebimento do imposto dos veículos com plana final 1.

Leia também: IPTU SP 2020: Banco Original oferece pagamento diferenciado com cashback

Em dias consecutivos têm início o calendário dos demais automóveis com placas a partir do 2. Essa é a chance de quitar o débito sem precisar se preocupar com juros ou multas que aumentam o valor original.

A Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo instituí cobrança de mora de 0,33% por dia de atraso, podendo chegar ao limite de 20% do valor do imposto. Depois disso, o contribuinte é inscrito em dívida ativa e sofre com mais 40% de multa.

Além de interferir na quantia a ser quitada no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o atraso ainda pode gerar multa de trânsito. Já que transitar com o veículo inadimplente e com documento atrasado é infração gravíssima.

Nesse caso, o estado cobra R$293,47 por conta do não cumprimento do calendário, mais sete pontos na CNH do proprietário ou motorista em questão.

Outra consequência de deixar o IPVA SP 2020 atrasar é sofrer com a inscrição do nome e CPF em órgãos como SPC e Serasa. O que dificulta o acesso aos créditos bancários, abertura de crediário e contratação de empréstimo.

Quem soma um saldo inscrito na dívida ativa pode negociar o débito emitindo um boleto no site da Sefaz, ou fazendo o parcelamento em até 10 vezes no portal.

Somente com o pagamento do imposto o proprietário consegue licenciar seu automóvel para mais um ano. Inclusive, o licenciamento no estado de São Paulo já está disponível.

O documento de CRLV é que mostra a legalidade do veículo e adimplência, isto é, indica quem não tem débitos pendentes.

Calendário IPVA SP 2020 – fevereiro

Saiba até quando pode regularizar o tributo com pagamento em cota única sem desconto, ou quitando a 2° parcela neste mês. Sempre considerando o número final da placa.

  • Final 1: 11/02;
  • Final 2: 12/02;
  • Final 3: 13/02;
  • Final 4: 14/02;
  • Final 5: 17/02;
  • Final 6: 18/02;
  • Final 7: 19/02;
  • Final 8: 20/02;
  • Final 9: 21/02;
  • Final 0: 24/02.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]