IRPF 2020: veja como pagar menos no imposto incluindo essa lista de deduções

Uma nova rodada do Imposto de Renda está prestes a começar e com ela os contribuintes dão início a busca por deduções capazes de diminuir o valor do tributo. Este ano, terão que prestar conta, todos os brasileiros com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123.91 ao longo de 2019. Confira uma lista de atividades que poderá abater a quantia total do seu IRPF 2020.

IRPF 2020: veja como pagar menos no imposto incluindo essa lista de deduções (Imagem: Reprodução - Google)
IRPF 2020: veja como pagar menos no imposto incluindo essa lista de deduções (Imagem: Reprodução – Google)

Aqueles que não são obrigados a declarar o IR, mas tiveram algum tipo de retenção ao longo do último amo, podem fazer a declaração e receber a quantia referente a renda informada. O valor varia de acordo com a contribuição e faixa salarial.

São oportunidades de investimento no tributo, o recebimento de férias ou demais gratificações, por exemplo.

Leia também: Restituição do Imposto de Renda abre mais uma consulta do lote residual hoje

Utilizar o financiamento bancário é uma ótima oportunidade para receber em cima do leão. Nesse caso, é preciso apresentar a documentação exigida pelo banco, de modo que comprove a solicitação do serviço e renda.

Além disso, os brasileiros que estão de viagem marcada para fora do país e precisam tirar visto, também podem usar a documentação como trunfo no IRPF 2020.

A declaração é vista como uma comprovação de condição financeira, tendo em vista que há planejamentos de viagens para fora do país. E também comprova um vínculo com o estado.

No caso do contribuinte que não é obrigado a prestar conta do IR e enviar sua declaração pós o período de recebimento estipulado (abril deste ano), ele não terá que arcar com as multas de juros e atrasos.

Leia também: Reforma administrativa deve ser encaminhada ao Congresso; saiba o que muda

Decidindo fazer a declaração próximo do prazo final, não tendo suas comprovações em mãos, poderá fazer sem multas pelos próximos 5 anos a partir da data base da declaração.

Sobre o IRPF 2020

Este ano, o tributo passou por algumas modificações. Os patrões não poderão mais prestar conta das contribuições do INSS de seus empregados domésticos, por exemplo.

Quanto as isenções, os aposentados acima dos 65 anos ficarão livres do tributo, além de pessoas com doenças graves, listadas pela Receita Federal, sob comprovação de laudo médico.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA