Reforma administrativa deve ser encaminhada ao Congresso; saiba o que muda

Após atrasos e suspensões, a reforma administrativa finalmente será enviada ao Congresso. Nesta semana, o governo federal informou que o texto deverá ser encaminhado para análise até esta sexta-feira (14) e mudará as regras do funcionalismo público. A revisão tem sido considerada como o segundo grande ponto da gestão de Bolsonaro, que passou o ano de 2019 focado nas novas regras da previdência.

Reforma administrativa deve ser encaminhada ao Congresso; saiba o que muda (Imagem: Reprodução - Google)
Reforma administrativa deve ser encaminhada ao Congresso; saiba o que muda (Imagem: Reprodução – Google)

Entre as propostas e modificações, o projeto irá impactar diretamente a vida dos servidores públicos, cortando auxílios responsáveis por aumentar seus salários. Diversas gratificações deverão ser extintas e isso poderá ocasionar uma manifestação contra o governo.

Leia também: Reforma administrativa dará fim ao pagamento de bônus por tempo de serviço

Outro ponto também em destaque diz respeito as formas de ingresso, promoções e planos de carreira dentro dos órgãos. Espera-se que hajam entraves que impossibilitem o crescimento dos gestores, aumentando seus salários que muitas vezes chegam a ser maiores do que os dos parlamentares.

Segundo a gestão responsável pela reforma, ela terá como objetivo aumentar a eficiência, estimular a meritocracia e reduzir gastos e auxílios desnecessários que acabam por inflacionar os cofres da união.

A proposta está em debate desde o início da gestão Bolsonarista, entretanto foi suspensa temporariamente pois o governo estava se dedicando quase que exclusivamente aos desdobramentos previdenciários.

Após o encerramento da pasta das aposentadorias e demais auxílios do INSS, validados no dia 13 de novembro de 2019, a reforma administrativa voltou a ser debatida entre os gestores. O plano era que suas medidas fossem apresentadas ainda em 2019, mas até então o projeto segue confidencial.

Leia também: Vagas abertas na TNG para vendedor com salário de R$2 mil

Na última semana, o ministro da economia, Paulo Guedes, se posicionou de forma polemica sobre o atual funcionamento do serviço público. Em entrevista, o parlamentar comparou os servidores a parasitas que estão matando o hospedeiro (estado brasileiro) tornando o assunto mais evidente.

“Nossa reforma administrativa vai, mas com restrições políticas. Se não é possível politicamente aplicar a quem está hoje, coloca um filtro para os próximos”, disse o ministro.

Inicialmente, as novas regras só seriam aplicadas ao funcionários da União, dos estados e dos municípios que fossem recém contratados. Parlamentares e juízes também não devem ser afetados. Entretanto, não se sabe exatamente se as informações permanecem ou se terão possíveis modificações para as categorias.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.