Lote residual do IRPF vai beneficiar mais de 116 mil contribuintes na restituição; consulte!

Os brasileiros que fazem anualmente a declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física devem ficar atentos ao calendário do lote residual do IRPF. Nesta segunda-feira (10) a Receita Federal, responsável pelo procedimento, abre consulta dos valores da restituição referente aos exercícios de 2008 a 2019.

Lote residual do IRPF vai beneficiar mais de 116 mil contribuintes na restituição; consulte! (Reprodução/Google)
Lote residual do IRPF vai beneficiar mais de 116 mil contribuintes na restituição; consulte! (Reprodução/Google)

As consultas já podem ser realizadas desde às 9h da manhã da segunda-feira (10). De acordo com o órgão, o crédito bancário, ou seja o recebimento dos valores, será realizado no dia 17 de fevereiro para 116.188 mil contribuintes. O procedimento irá custar mais de R$ 297 milhões.

Leia Também: Imposto de Renda 2020: novidades que você precisa saber antes de declarar 

O recebimento foi dado de forma prioritária para alguns grupos detalhados pela Receita Federal.

Segundo eles, do total dos valores repassados R$ 133,467 milhões serão liberados para os contribuintes com preferência no recebimento. Os grupos são constituídos pelos seguintes perfis:

  • 2.851 idosos acima de 80 anos
  • 14.541 entre 60 e 79 anos
  • 1.838 com alguma deficiência física, mental ou doença grave
  • 6.052 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério

O procedimento para saber se o contribuinte teve a declaração liberada no lote residual do IRPF deverá ser feito de diferentes formas, entre elas pela página da Receita Federal na internet. Ainda é possível ligar para o Receitafone, no número 146.

Ao acessar a página na internet, através do serviço e-CAC é possível ver o extrato da declaração e consultar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

Observado este ponto, o contribuinte pode realizar a avaliação sobre as detalhadas inconsistências e fazer a regularização com entrega de declaração retificadora.

Outros meios foram liberados, como o aplicativo para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do IR e à situação cadastral no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Nele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Leia Também: Digio entra na batalha de contas digitais com novidades para os clientes

Os valores de restituição ficam disponíveis para saque em até um ano. Caso não haja o recebimento dentro deste prazo, o contribuinte deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

É importante destacar que caso o valor do Imposto de Renda não seja creditado há a possibilidade de resolver a questão das seguintes formas: comparecendo pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!