Concursos públicos da Marinha e Aeronáutica abrem 1500 vagas para este ano

Oportunidade de formação e emprego estão disponíveis para interessados em ingressar em carreira militar, por meio dos concursos públicos da Marinha e Aeronáutica. Atualmente, há mais de 1500 vagas abertas nestes dois órgãos. Critérios de seleção variam para cada uma das oportunidades.

Concursos públicos da Marinha e Aeronáutica abrem 1500 vagas para este ano (Reprodução/Google)
Concursos públicos da Marinha e Aeronáutica abrem 1500 vagas para este ano (Reprodução/Google)

Em novo edital, concurso público para Marinha conta com 960 vagas no curso de formação de soldados fuzileiros navais em nove localidades. Sendo 20% destas vagas reservadas para candidatos negros.

Leia Também: Concurso Banco do Brasil: confirmado o processo seletivo para 2020 com centenas de vagas 

Podem se inscrever no concurso público para Marinha candidatos do sexo masculino, com 18 anos completos e menos de 22 anos com a data no dia 1º de janeiro de 2021.

Ainda nos pré-requisitos, altura mínima de 1,54 e máxima de 2 metros, necessidade do interessado ter concluído com aproveitamento o Ensino médio ou curso equivalente, em um estabelecimento de ensino reconhecido oficialmente.

O processo inclui as seguintes etapas: exame de escolaridade, de caráter eliminatório e classificatório; verificação de dados biográficos; inspeção de saúde; avaliação psicológica.

Ainda está previsto teste de aptidão física de ingresso e verificação de documentos e procedimento de heteroidentificação (PH) complementar à autodeclaração para os candidatos negros autodeclarados pretos ou pardos. Estas etapas descritas no processo seletivo são de caráter eliminatório.

Após a conclusão do curso, o Aprendiz-Fuzileiro Naval será nomeado a Soldado Fuzileiro Naval (SD-FN) deverá cumprir o estágio inicial na função de 12 meses. Depois desta etapa, ele passará a atuar na carreira naval do Serviço Ativo da Marinha.

Leia Também: Vagas abertas em Ribeirão Preto e região fazem contratação imediata; confira!

As inscrições seguem até 20 de março pelo site da banca organizadora. É necessário clicar no link “Concursos para o CFN”. A taxa é de R$ 25,00, e deve ser paga em qualquer agência bancária até 23 de março.

Locais de oferta das vagas nos concursos públicos da Marinha 

  • Unidades da MB no Rio de Janeiro (569 vagas).
  • 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas – Manaus – AM (81 vagas)
  • 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas – Belém – PA (37 vagas)
  • 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas – Ladário – MS (33 vagas)
  • Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (BtlDefNBQR) – Aramar (14 vagas)
  • Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal – RN (53 vagas)
  • Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande – RS (50 vagas)
  • Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador – BA (44 vagas)
  • Unidades da MB em Brasília – DF (79 vagas).

Aeronáutica

Edital lançado para Força Aérea Brasileira (FAB). As vagas são para Instruções Específicas para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS), com ingresso marcado para janeiro de 2021.

Ao total, são 156 vagas destinadas para cidadãos brasileiros, de ambos os sexos. Sendo que do total, 20% ficam reservadas para os candidatos negros.

Os pré-requisitos de seleção estão disponíveis para acesso no edital de publicação do concurso. Processo seletivo do concurso obedece critérios e etapas definidas no mesmo documento, entre elas, está provas escritas estão previstas para ocorrer em 26 de abril de 2020.

Os selecionados em todas estas etapas do processo seletivo e, logo depois de serem selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), devem realizar a apresentação na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) em Guaratinguetá (SP).

Data marcada para este procedimento é dia 10 de janeiro de 2021. Na ocasião, o aprovado no concurso da Aeronáutica irá realizar a habilitação para matrícula no curso.

Ao ser inscrito no curso, o selecionado irá realizar todas as etapas correspondentes a sua formação. Quando houver a formatura, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).

As inscrições seguem abertas até próxima quarta-feira (12). Interessados devem acessar o site. Nele também é possível obter o edital do concurso. Taxa de participação é de R$ 60,00.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!