Calendário PIS/PASEP 2020: confira os dias de saque neste mês 

Os trabalhadores que possuem direito de sacar o seu abono salarial devem ficar atentos, já que neste mês o calendário do PIS/PASEP está cada vez mais próximo do fim. Confira os dias para a realização de saque em fevereiro e março.

Calendário PIS/PASEP 2020: confira os dias de saque neste mês 
Calendário PIS/PASEP 2020: confira os dias de saque neste mês (Imagem: Reprodução / FDR)

O abono é considerado um 14° salário depositado para aqueles trabalhadores que são de baixa renda. Apesar disso, para receber é preciso cumprir alguns requisitos.

Leia também: Deixou de sacar o PIS? Saiba quais são as consequências

Para ter direito ao abono salarial, os brasileiros precisam ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano de 2018. O ganho desse trabalhador deve ter sido de no máximo dois salários mínimos por mês, durante o período em exercício. 

É preciso também estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e a empresa deve ter informado os dados do empregado de forma correta ao governo brasileiro.

O PIS, é o programa integração social, pago para os trabalhadores de empresas privadas, o seu calendário segue os meses de nascimento dos trabalhadores.

Enquanto o PASEP, é o programa de formação do patrimônio do servidor público, é pago para os funcionários públicos. Para a definição das datas de pagamento é levado em consideração o número final de inscrição.

O benefício liberado são para aqueles que nasceram entre os meses de março e abril. No caso do PASEP considera-se os finais de número 6 e 7.

Calendário PIS/PASEP

Calendário do PIS
Calendário do PIS

Os trabalhadores recebem o valor máximo de um salário mínimo. Sendo o PIS pago pela Caixa Econômica Federal. E o PASEP pelo Banco do Brasil. 

Calendário do Pasep
Calendário do Pasep

Os beneficiados que já são clientes de um dos bancos terão o valor creditado antes da data prevista no calendário PIS/PASEP e de forma automática.

Mas aqueles que não possuem conta nos bancos, podem ir até um caixa eletrônico, com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro.

Quem não tem o cartão pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho. 

Para saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep).

Os servidores que recebem PASEP devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil. Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

Leia também: Bolsa Família diminuí número de beneficiados em 1° ano do governo Bolsonaro

O abono ficará disponível para o saque até o dia 30 de junho deste ano. Caso o trabalhador não realize a retirada ele perde o benefício que vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!