Verde e Amarelo pode ser ampliado para novo público ainda este ano 

Nesta terça-feira (4), o relator da medida provisória do Programa Verde e Amarelo, o deputado Christino Áureo (PP-RJ), afirmou que estuda incluir um novo público no programa ainda neste ano.

Verde e Amarelo pode ser ampliado para novo público ainda este ano 
Verde e Amarelo pode ser ampliado para novo público ainda este ano (Imagem:Reprodução/Google)

O programa Verde e Amarelo foi anunciado pelo governo no mês de novembro, o programa surgiu com o foco de criar empregos para os jovens entre 18 a 29 anos e prevê a redução de encargos trabalhistas para aqueles que contratam esse público.

Leia também: Taxa do seguro desemprego vai mesmo fazer parte do Verde e Amarelo? Veja!

Como por exemplo, cortar gastos das empresas com o INSS. A remuneração é de até, 1,5 salário mínimo, ou seja, R$ 1.495, no qual deve evitar que as empresas usem a desoneração para a contratação de outros profissionais, com mais qualificação e com dificuldades menores de encontrar emprego.

Inicialmente, as pessoas com mais de 55 anos seriam inclusas no programa, porém, de acordo com o governo a seleção dos jovens foi realizada pois é a faixa etária que apresenta mais desemprego.

O relator explica que para outra faixa etária ser inclusa, é necessário que eles estivessem excluídos do mercado de trabalho. 

Em entrevista ao Jornal Metrópoles, Áureo, deputador relator da medida, comentou sobre a inclusão do programa.

”Não temos as mesmas condicionantes a se tornarem elegíveis [para pessoas acima de 54 anos]. Para se tornar elegível uma pessoa de 18 a 29, tem que ter vindo de um processo de estágio, por exemplo. Mas as condicionantes para outra faixa etária são diferentes. O que vai condicionar é o tempo que esteve excluída do trabalho formal”, defende.

De acordo com o relator, essa mudança conseguiria ser custeada pelo orçamento de R$1,5 bilhão já previsto e aprovado no ano passado, que foi destinado ao programa.

Leia também: Vagas de emprego Cinemark: dezenas de oportunidades para gerente; confira!

Essa foi a maior ofensiva do governo para a criação de empregos no país. Com o Verde e Amarelo o governo pretende que sejam criadas mais de 4 milhões de vagas de empregos nos próximos 3 anos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!