Programa Verde e Amarelo deve estender benefícios às pessoas com mais de 55 anos

Mudanças no texto do programa Verde e Amarelo poderá beneficiar brasileiros com mais de 55 anos. O projeto de incentivo a empregos para, inicialmente pessoas entre 18 e 29 anos, passou por uma alteração e passará a incluir trabalhadores de faixas etárias maiores. A medida está em debate no Congresso e deverá ser decidida após o carnaval.

Programa Verde e Amarelo deve estender benefícios às pessoas com mais de 55 anos (Imagem: Reprodução - Google)
Programa Verde e Amarelo deve estender benefícios às pessoas com mais de 55 anos (Imagem: Reprodução – Google)

Relator da MP 905, que cria o Programa Verde Amarelo, o deputado Christino Áureo (PP-RJ), afirmou que está modificando a pasta para que os trabalhadores acima dos 55 anos possam ser inclusos na ação. Segundo ele, a categoria terá os mesmos benefícios, tendo um pagamento de até um salário mínimo e meio e o contrato de 24 meses.

Saiba também: Contrato Verde e Amarelo sugere trabalho aos domingos e entidades respondem no STF

A primeira versão da MP determinava que apenas jovens entre 18 e 29 anos fossem inseridos na modalidade. A proposta tinha como objetivo incentivar a contratação do primeiro emprego para aqueles que não obtinham experiências no mercado.

Hoje, o mercado de trabalho para pessoas com mais de 55 anos tem se tornado cada vez mais escasso. Por isso a necessidade de aumentar as vagas nessas situações, já que muitos desses trabalhadores possuem uma boa bagagem profissional e vontade de atuar.

Para poder fomentar a iniciativa, o governo proporcionaria isenções aos empregadores, que poderiam ter uma mão de obra mais barata.

Áureo afirmou também que, entre as mudanças realizadas, tornará opcional a contribuição previdenciária sobre o seguro desemprego para os trabalhadores que quiserem contar o tempo de recebimento do auxílio para aposentadoria.

A primeira versão do texto enviado ao Congresso, apresentava a cobrança obrigatória, tendo uma certa desaprovação por parte dos parlamentares.

A contribuição fica como fator de inclusão previdenciária. Estou respeitando aquilo que o governo colocou — afirmou o relator.

Custos do programa Verde e Amarelo

Para poder financiar o projeto, o deputado afirmou que o governo federal separou uma reserva de aproximadamente R$ 1,5 bilhão. Segundo ele, se a contratação dos empregados apresentar despesas maiores, a quantia deverá ser repensada no orçamento público de 2021.

Validação da proposta

As alterações do texto ainda estão sendo avaliadas por uma comissão mista do Congresso. A análise final está marcada para o dia 19 de fevereiro e a votação para saber se a MP foi ou não aprovada deve acontecer logo após o carnaval.

Em debate com os demais parlamentares que estão atuando na formulação do programa, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho alegou que não via problema algum em inserir pessoas acima de 55 anos, desde que o Congresso aponte a fonte de receitas.

Leia também: Restituição do IR 2020 pode ser paga ao MEI? Veja aqui

Qualquer mudança no sentido de aumentar o escopo tem que haver a questão do atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Se buscar essa alternativa, deverá ter a condição de apresentar essa possibilidade” disse Marinho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.