13° do Bolsa Família começa o pagamento na quarta-feira (12) em Pernambuco

Na próxima quarta-feira (12), começa o pagamento do 13° do Bolsa Família no estado de Pernambuco. No mesmo dia tem início a liberação da segunda parcela do programa referente ao ano de 2020. 

13° do Bolsa Família começa o pagamento na quarta-feira (12) em Pernambuco
13° do Bolsa Família começa o pagamento na quarta-feira (12) em Pernambuco

Nesta terça-feira (4), aconteceu um encontro entre os gestores municipais da Assistência Social, no Centro de Convenções, no qual foi divulgado o calendário para o pagamento do 13° do Bolsa Família. O depósito será feito em três etapas, que dependem do mês de nascimento do beneficiário.

Leia Também: Calendário do Bolsa Família libera pagamento nos próximos dias em MG.

O lote que começará a ser pago no dia 12 são para os aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. O pagamento segue até a última sexta-feira (28) deste mês.

Para os aniversariantes dos meses de maio, junho, julho e agosto começarão a receber no mês de março. Nesse lote, as datas de saque serão de 18 a 31, sem considerar os finais de semana. 

No mês de abril, se inicia o pagamento do último lote do décimo terceiro salário do Bolsa Família para aqueles que nasceram nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. As datas de pagamento serão entre 18 a 30. 

Em entrevista ao jornal Folha Pernambuco, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, explicou que os dias de saque seguem a mesma forma que já é feita no programa.

“Seguindo um rito que já existe no Bolsa Família, os dias de saque seguem de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social, o NIS, que está presente no cartão do beneficiário. Se o final for 1, você recebe no dia 12, se for 2 no dia 13 e assim sucessivamente. Também é importante destacar que o Governo do Estado fez um convênio com a Caixa Econômica Federal para que o pagamento seja realizado no mesmo lugar onde ele já recebe o benefício mensal, no mesmo cartão, facilitando o acesso”, explica o secretário.

Desde a semana passada é possível que os beneficiários consigam consultar o quanto podem receber, para isso é só acessar o site da secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, informar o NIS e a data de nascimento. Os beneficiários terão 120 dias para fazer o saque após o pagamento ser realizado. 

Essa iniciativa irá conceder anualmente, uma parcela extra com o valor de até R$150 para as famílias do estado que são beneficiárias do programa.

Em Pernambuco, 1.125.559 estão no cadastro, conforme o informado pelo Ministério. O número corresponde a 34,5% da população estadual.

Terão direito a essa parcela extra aqueles que receberam o Bolsa Família por pelo menos metade dos meses do período de apuração, intercalados ou seguidos. Em 2019 esse período foi de 29 de março de 2019 até 31 de janeiro de 2020. 

Leia Também:IPTU 2020: no Rio de Janeiro imposto pode ser parcelado em 12x

Para dúvidas e esclarecimentos, a população poderá utilizar o serviço da Ouvidoria Social, que atende por meio do telefone 0800.0814421, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!