Meu INSS recebe nova página e tem avaliação dos pensionistas

O Meu INSS recebeu avaliação positiva por parte de seus beneficiários. Mesmo em meio a uma das maiores crises de sua história, o Instituto Nacional do Seguro Social recebeu um bom feedback de seus segurados ao participarem do 6º Grupo Focal. O encontro é promovido pela Coordenação-Geral de Gestão da Experiência do Usuário e Canais (Diretoria de Atendimento) e contou com a participação de usuários da Confederação Nacional de Vigilantes.

Meu INSS recebe nova página e tem avaliação dos pensionistas
Meu INSS recebe nova página e tem avaliação dos pensionistas

O evento tem como finalidade ouvir os usuários do instituto de modo que eles possam falar sobre suas experiências com os serviços e plataformas fornecidos. Este ano, o assunto em foco foi a usabilidade do portal Meu INSS, considerada positiva entre os presentes.

Saiba também: Calendário do INSS 2020 começa na segunda-feira para quem ganha salário maior 

Segundo os pensionistas, a plataforma vem atendendo suas necessidades de forma mais eficaz e prática. Trata-se de uma maneira mais ágil de se informar e dar entrada em alguns procedimentos do INSS, sem precisar se deslocar até uma unidade presencial.

Outro assunto também discutido foi o cálculo utilizado para apuração da renda mensal inicial. A carta de concessão, responsável por informar ao beneficiário a aprovação de seu auxílio, recebeu algumas críticas.

Segundo Florismar Vilarindo de Araújo (58), vigilante há 31 anos e que participou do evento. “A data da concessão se confundia com a data de pagamento. Por isso sugeri que isso ficasse mais claro”. A entrevista foi publicada pelo site do Instituto.

Já sobre o Meu INSS ele afirmou que está bem explicado, mas que ainda assim há pessoas com dificuldade para entender como utilizar a plataforma.

José Maria de Oliveira (73), aposentado desde 2002 e que atuou como vigilante por 47 anos, alegou já ser usuário ativo.

Uso direto. Antes precisava ir na agência, hoje basta digitar direitinho no Meu INSS e pronto. Espero que melhore cada vez mais”, afirmou.

Sobre a Carta de Concessão, elogiou o fato de poder imprimir o documento direto da sua casa, sem precisar ir à agência. “Importante a gente estar por dentro das coisas”, defendeu.

Atualizações no Meu INSS

O Meu INSS deve passar por mais mudanças em breve e segundo o instituto ficará ainda mais fácil e didático para seus usuários.

A nova versão deve ser lançada nas próximas semanas e modificará também o funcionamento do aplicativo, disponível na versão IOS e Android.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.