Declaração IRPF 2020: startup lança plataforma gratuita para facilitar preenchimento

A declaração do IRPF 2020 passará a contar com mais uma ferramenta digital. Meses antes de iniciar o calendário do tributo, a startup catarinense, Leoa, lançou uma plataforma online que permite que o contribuinte faça sua prestação de conta de forma mais rápida e intuitiva. O serviço já está disponível e é gratuito.

Declaração IRPF 2020: startup lança plataforma gratuita para facilitar preenchimento
Declaração IRPF 2020: startup lança plataforma gratuita para facilitar preenchimento

Esse será o primeiro ano de funcionamento da ferramenta que, segundo seus criadores, promete desburocratizar a vida dos contribuintes na hora de prestar conta ao poder público. Eduardo Canova, CEO da fintech, afirmou que a ideia de desenvolver a página veio a partir das próprias dificuldades de fazer a declaração.

Leia também: Pagamento do Imposto de Renda pode usar criptomoedas? Entenda proposta

Segundo ele, ao utilizar a plataforma, o contribuinte não precisará mais de um contador ou especialista, pois a mesma lhe trará as informações necessárias e indicará possíveis erros que poderão acarretar na malha fina.

O CEO afirma que a solução tem como objetivo permitir que o próprio contribuinte prepare sua declaração do IRPF 2020 corretamente.

“Criamos um mapa com toda a jornada do contribuinte no programa da Receita e levantamos as principais dúvidas e erros que eles cometem”, explicou.

A Leoa contará com uma tecnologia de machine learning, sugerindo melhores respostas e alteração no cadastro dos usuários.

Um exemplo para melhor compreensão, dado por Eduardo, é que se um contribuinte declara ser casado e ter um filho de 20 anos, o sistema irá alerta-lo para não indicá-lo como dependente, já que a receita não aceitará porque o dependente é maior de idade.

Eduardo espera que já nesse primeiro ano o serviço seja aceito pelos usuários e consiga obter frutos maiores em 2021. Atualmente, para se sustentar, o serviço oferecerá uma antecipação de restituição — com uma cobrança de 1,5% a 3,5% ao mês de juros.

Segundo Canova, a fintech ainda conta com um funding próprio de R$ 3 milhões para essa linha de crédito e está estruturando um fundo mais robusto com uma gestora do mercado.

 “Não queremos só antecipar a restituição, mas também oferecer crédito para ser usado com essas despesas que serão restituídas”, antecipou o executivo.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile