IPVA 2020 RJ: primeira parcela tem vencimento para os próximos dias

Os proprietários de veículos no país devem ficar atentos, pois as datas para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) está se aproximando. Os contribuintes do Rio de Janeiro, por exemplo, terão a primeira parcela do IPVA RJ 2020 marcada para o vencimento nos próximos dias.

IPVA 2020 RJ: primeira parcela tem vencimento para os próximos dias
IPVA 2020 RJ: primeira parcela tem vencimento para os próximos dias

O calendário do IPVA 2020 RJ irá se iniciar em 21 de janeiro, data em que vence a cota única, a primeira parcela e o término é no mês de abril.

Leia também: Cálculo do IPVA 2020: como saber quanto custa seu imposto?

Os dias de vencimento seguem o número final das placas, que se iniciarão no 0 e acabarão no 9.

Calendário IPVA 2020 RJ 

Para quem realizar o pagamento do imposto em cota única, poderá contar com 3% de desconto. 

Já aqueles que desejam prolongar o pagamento poderão parcelar o tributo em três vezes, porém não são oferecidos descontos para esses pagadores.

Neste ano, os cariocas tiveram uma redução de 3,26% no imposto em relação ao ano passado. Para os automóveis, a redução será de 3,60% e para as motos, o tributo caiu em 2,06%.

O estado do Rio de Janeiro é o único que permite os seus motoristas de realizarem o licenciamento do veículo, mesmo sem realizar o pagamento do IPVA 2020 RJ. 

Apesar disso alguns veículos como os de carga, de transporte escolar, de transporte coletivo de passageiros e rodoviários de passageiros (vans, ônibus e micro-ônibus), só podem ser licenciados após passarem pela vistoria veicular.

Durante a vistoria da Operação Detran Seguro os agentes avaliam somente alguns itens como os pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. 

Se for identificada alguma irregularidade, o veículo não será apreendido se tiver segurança para circular, mas o certificado de licenciamento anual será recolhido.

O proprietário receberá um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran regularizado e reaver o documento.

O IPVA é um imposto estadual, os valores a serem cobrados variam de acordo com a tabela feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecida como tabela Fipe. E as alíquotas determinadas pelo governo do estado.