Cálculo do IPVA 2020: como saber quanto custa seu imposto?

Os brasileiros sabem que devem pagar os impostos fixos como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Porém, muitos dos motoristas não entendem como funciona o cálculo do IPVA 2020 que define o quanto irão pagar neste imposto.

Cálculo do IPVA 2020: como saber quanto custa seu imposto?
Cálculo do IPVA 2020: como saber quanto custa seu imposto?

O IPVA é um imposto estadual e o seu valor é calculado com base em alguns fatores, podendo variar de acordo com o carro e o ano. 

Leia também: IPVA 2020 ficará mais barato no estado de São Paulo; veja quanto

O governo usa como base para o cálculo a tabela feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecida como Fipe.

Nela, estão os dados atualizados do valor de mercado do automóvel considerando marca, modelo e ano de fabricação do veículo. 

Essa pesquisa é utilizada principalmente para os carros usados no país. Os carros novos, têm o seu valor venal descrito no documento fiscal.

Já aqueles que adquiriram o seu carro em leilão, devem ter como base o valor em que o carro foi arrematado para a realização do cálculo. 

Os motoristas que possuem veículo importado podem consultar a quantia de mercado no documento de importação.

Tendo ciência sobre essa quantia, basta o proprietário multiplicar o valor venal pela alíquota de seu estado.

Exemplo cálculo do IPVA 2020

  • Preço do automóvel: R$35.000
  • Alíquota: 3%
  • Cálculo: 35.000 x 0,03% = R$1.050 de IPVA.

Vale lembrar que os estados que classificam alguns veículos para ficarem isentos, normalmente beneficiam os aposentados, deficientes, igrejas, entidades e até partidos políticos. 

Para saber se está isento ou não o motorista deve realizar a consulta no site do Sefaz de seu estado. 

A forma de pagamento vai depender do local em que o bem está registrado. A grande maioria dos governos possibilitam o parcelamento do preço total, normalmente entre 3 a 8 parcelas.

O calendário começa a partir de janeiro, e as guias podem ser impressas no site da Secretaria da Fazenda ou Detran. Deixar de pagar o imposto impede que o proprietário faça o licenciamento do automóvel e implica em multa e juros.