IPTU 2020: Pagamento menor em Porto Alegre tem agradado contribuintes

Quem reside na cidade de Porto Alegre deve ficar atento ao IPTU Porto Alegre 2020, mesmo sabendo que todos os anos deve-se realizar o pagamento obrigatoriamente. Então, se você já está se preparando para o IPTU Porto Alegre 2020, aqui você verá as informações mais importantes sobre o assunto e tirar todas as sua dúvidas.

IPTU Porto Alegre 2020
IPTU Porto Alegre 2020

IPTU Porto Alegre 2020

Porto Alegre é a capital do estado de Rio Grande do Sul, a cidade é conhecida como uma porta de entrada para os enormes desfiladeiros do Parque Nacional de Aparados da Serra. A cidade Possui 1,409 milhão de habitantes. 

Leia também: IPTU 2020 não chegou: O que devo fazer?

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana ou mais conhecido como IPTU, é um imposto brasileiro com previsão na constituição Federal, de competência municipal. Todas as pessoas mantêm propriedade, domínio útil ou a posse de propriedade imóvel localizada em zona ou extensão urbana, devem pagar esse tributo municipal.

O IPTU, tem uma grande importância para as prefeituras municipais, pois é da arrecadação deste imposto que as prefeituras tiram o dinheiro para fazer investimentos em diversas áreas de melhoria para a própria cidade.

Estes investimentos não são focados em retorno direto ao pagador. Mas sim para a cidade em um todo, as áreas de investimento não se restringem apenas a licença de habitação da propriedade em questão.

  • Educação;
  • Saúde;
  • Transporte público;
  • Saneamento básico;
  • Infraestrutura;
  • Segurança;
  • Iluminação de ruas;
  • Conservação de praças;
  • Limpeza urbana;
  • E todos os serviços públicos;

Consulta online IPTU Porto Alegre 2020

Atualmente, é possível obter o avanço tecnológico a favor do cidadão. Pelo site oficial da Prefeitura de Porto Alegre é possível verificar com detalhes o valor destinado ao imposto municipal. 

  • Acesse o site da Prefeitura Municipal de Uberaba, clicando aqui;
  • Clique em “Cidadão” como mostra a imagem;
IPTU Porto Alegre 2020
Site oficial da Prefeitura de Porto Alegre
  • Logo após, clique em “Impostos Municipais” 

  • Vá até o IPTU e lá você consegue tirar todas suas dúvidas e ainda retirar a guia para pagamento.

Valor do IPTU Porto Alegre 2020

Assim, apenas com estes dois elementos é possível fazer o cálculo oficial de quanto será cobrado no IPTU Porto Alegre 2020.

O valor do cálculo do imposto não é feito em relação ao tamanho do terreno de sua propriedade, seja ela casa ou apartamento, mas sim do valor venal (Valor de revenda). Lembrando que é possível obter a isenção do IPTU, em alguns locais.

Então, quanto maior é o valor de venda de sua propriedade, maior será o valor do seu IPTU Porto Alegre, pois a prefeitura coloca em seu cálculo até mesmo aquele novo andar feito em sua casa no ano anterior.

Dessa forma, sempre que uma alteração for feita em seu terreno, saiba que isso terá influência no valor do IPTU. Afinal, o seu valor será recalculado e terá um acréscimo devido a nova construção.

Pagamento do IPTU Porto Alegre 2020

Para o pagamento do IPTU Porto Alegre 2020, os proprietários de imóvel receberam em seus endereços um carnê com duas opções de pagamento.

Leia Também: IPTU BH 2020: APP e site abrem página para impressão do boleto

Veja abaixo as opções de pagamento disponibilizados por todas as prefeituras do Brasil para o pagamento do IPTU:

  • “Cota única”, para aqueles que escolherem pagarem a cota única, pagarão todo o IPTU  a vista, de uma única vez e por isso a prefeitura garante um desconto de 10% até 20% do valor total a quem optar por esse pagamento. Lembrando que o valor total doa porcentagem do desconto pode variar de prefeitura para prefeitura.
  • “Parcelas mensais”, para os proprietários que escolherem a forma de pagamento em parcelas mensais, todos os meses eles terão que pagar pequenas parcelas do valor total do seu IPTU. Porém, para esse tipo de pagamento não existe desconto em nenhum município brasileiro.

Lembrando que a escolha da forma de pagamento do IPTU Porto Alegre 2020 fica a critério do cidadão. Sendo cada uma das formas mais indicada para cada tipo de situação financeira em que o cidadão possa estar passando.

Porém, o mais indicado é sempre fazer o pagamento à vista, pois dessa maneira, o valor recebe um desconto. Porém, se não for possível este pagamento direto, o contribuinte opta pela opção parcelada para lhe ajudar a fazer o pagamento completo.

Contato Prefeitura de Porto Alegre 

Caso o contribuinte tenha qualquer dúvida em relação ao pagamento do IPTU Uberaba, ou para qualquer esclarecimento, deve entrar em contato com a prefeitura do município.

  • Endereço: Av Dom Luiz Maria Santana, 141 –  Uberaba – MG
  • Telefone: (34) 3318-2000
  • Horário de atendimento ao Público: Das 12h às 18h.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!