IPTU BH 2020: APP e site abrem página para impressão do boleto

Novidades sobre o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Belo Horizonte. Desde a última terça-feira (31), os carnês de pagamento foram liberados no site da prefeitura. Além do portal, esse ano os contribuintes contarão também com um aplicativo, disponível na versão IOS e Android, para poder ter acesso às informações do IPTU BH 2020.

IPTU BH 2020: APP e site abrem página para impressão do boleto
IPTU BH 2020: APP e site abrem página para impressão do boleto

O acesso em ambas as plataformas é fácil e rápido, basta informar o número de registro do imóvel. Quem não quiser conferir as datas de forma digital, deverá esperar até o mês de fevereiro para receber a guia impressa enviada pelos Correios.

Leia também: IPTU 2020 não chegou: O que devo fazer?

Os boletos físicos serão entregues também no mês de junho e terão o parcelamento dividido em até 11 vezes.

Esse ano, o IPTU BH 2020 contará com um reajuste de 3,91%, quantia acima do que foi estipulado em 2019 (3,86%).

Aqueles que discordarem da cobrança imposta poderão entrar em contato com a prefeitura municipal (rua dos Caetés, 342, Centro), entre os dias 2 de janeiro a 3 de fevereiro, para dar entrada no pedido de revisão. O atendimento acontecerá das 8h às 17h e após registrar a queixa, será enviada uma equipe para conferir as informações do imóvel.

Para poder definir o valor, a prefeitura leva em consideração a localização e situação do terreno. Quanto maior e mais bem avaliado pelo mercado imobiliário, mais caro será o imposto.

Descontos

Esse ano, quem optar pelo pagamento da parcela única contará com 5% de desconto na cobrança total. Já quem preferir parcelar, poderá pagar até o fim do ano, sempre cumprindo os prazos estipulados nos boletos. Em caso de atraso, serão exigidos acréscimos referentes a multas e juros.

Normalmente, o parcelamento é uma opção para aqueles que possuem imóveis alugados e renegociam o pagamento do tributo com os seus locatários. O repasse do débito pode ser feito, entretanto a cobrança final será sempre no nome do proprietário.

Os imóveis que tenham um valor venal de até R$ 66.601,98 estão isentos do IPTU. Segundo a prefeitura, serão mais 60 mil endereços livres da cobrança.

Arrecadação e estimativa do IPTU BH 2020

Esse ano a prefeitura espera acumular aproximadamente 2 bilhões com o IPTU BH 2020. Serão cobrados impostos de mais de 740 mil imóveis, espalhados por toda a cidade. A quantia mínima até o fim do ano é de R$ 1,670 bilhão, levando em consideração o não pagamento de muitos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.