IPTU BH 2020: APP e site abrem página para impressão do boleto

Novidades sobre o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Belo Horizonte. Desde a última terça-feira (31), os carnês de pagamento foram liberados no site da prefeitura. Além do portal, esse ano os contribuintes contarão também com um aplicativo, disponível na versão IOS e Android, para poder ter acesso às informações do IPTU BH 2020.

IPTU BH 2020: APP e site abrem página para impressão do boleto
IPTU BH 2020: APP e site abrem página para impressão do boleto

O acesso em ambas as plataformas é fácil e rápido, basta informar o número de registro do imóvel. Quem não quiser conferir as datas de forma digital, deverá esperar até o mês de fevereiro para receber a guia impressa enviada pelos Correios.

Leia também: IPTU 2020 não chegou: O que devo fazer?

Os boletos físicos serão entregues também no mês de junho e terão o parcelamento dividido em até 11 vezes.

Esse ano, o IPTU BH 2020 contará com um reajuste de 3,91%, quantia acima do que foi estipulado em 2019 (3,86%).

Aqueles que discordarem da cobrança imposta poderão entrar em contato com a prefeitura municipal (rua dos Caetés, 342, Centro), entre os dias 2 de janeiro a 3 de fevereiro, para dar entrada no pedido de revisão. O atendimento acontecerá das 8h às 17h e após registrar a queixa, será enviada uma equipe para conferir as informações do imóvel.

Para poder definir o valor, a prefeitura leva em consideração a localização e situação do terreno. Quanto maior e mais bem avaliado pelo mercado imobiliário, mais caro será o imposto.

Descontos

Esse ano, quem optar pelo pagamento da parcela única contará com 5% de desconto na cobrança total. Já quem preferir parcelar, poderá pagar até o fim do ano, sempre cumprindo os prazos estipulados nos boletos. Em caso de atraso, serão exigidos acréscimos referentes a multas e juros.

Normalmente, o parcelamento é uma opção para aqueles que possuem imóveis alugados e renegociam o pagamento do tributo com os seus locatários. O repasse do débito pode ser feito, entretanto a cobrança final será sempre no nome do proprietário.

Os imóveis que tenham um valor venal de até R$ 66.601,98 estão isentos do IPTU. Segundo a prefeitura, serão mais 60 mil endereços livres da cobrança.

Arrecadação e estimativa do IPTU BH 2020

Esse ano a prefeitura espera acumular aproximadamente 2 bilhões com o IPTU BH 2020. Serão cobrados impostos de mais de 740 mil imóveis, espalhados por toda a cidade. A quantia mínima até o fim do ano é de R$ 1,670 bilhão, levando em consideração o não pagamento de muitos.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média:
Total de Votos:

IPTU BH 2020: APP e site abrem página para impressão do boleto

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA