IPTU 2020: Em Uberaba descontos são gradativos e começam em 15%

Quem reside no estado de Santa Catarina precisa ficar atento ao IPTU 2020 Uberaba, mesmo sabendo que todos os anos deve-se realizar o pagamento dessa obrigação. Então, se você já está se preparando para o IPTU 2020 Uberaba, as informações mais importantes sobre o assunto, para tirar todas as sua dúvidas, você encontrará aqui. 

IPTU 2020 Uberaba
IPTU 2020 Uberaba

IPTU 2020 Uberaba

Uberaba é um município brasileiro que fica no interior do estado de Minas Gerais, região sudeste do país. Localizado a 481 Km a oeste da capital estadual, sua população estimada em 2019 era de 333 783 habitantes. O nome da cidade significa “Água cristalina” derivado da língua tupi.

Acesse também: IPTU 2020: BH divulga detalhes e novos valores assusta; confira principais informações

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana ou mais conhecido como IPTU, é um imposto brasileiro com previsão na constituição Federal, de competência municipal. Todas as pessoas mantêm propriedade, domínio útil ou a posse de propriedade imóvel localizada em zona ou extensão urbana, deve pagar esse tributo municipal.

O IPTU, tem uma grande importância para as prefeituras municipais, pois é da arrecadação deste imposto que as prefeituras tiram o dinheiro para fazer investimentos em diversas áreas de melhoria para a própria cidade.

Estes investimentos são focados na cidade como um todo, as áreas de investimento não se restringem apenas a licença de habitação da propriedade em questão.

  • Educação;
  • Saúde;
  • Transporte público;
  • Saneamento básico;
  • Infraestrutura;
  • Segurança;
  • Iluminação de ruas;
  • Conservação de praças;
  • Limpeza urbana;
  • E todos os serviços públicos;

Consulta online IPTU Uberaba 2020 

Atualmente, é possível obter o avanço tecnológico a favor do cidadão. Pelo site oficial da Prefeitura de Uberada é possível verificar com detalhes o valor destinado ao imposto municipal. 

  • Acesse o site da Prefeitura Municipal de Uberaba, clicando aqui;
  • Clique em “Cidadãos. serviços municipais” como mostra a imagem;
IPTU 2020 Uberaba
Site oficial da Prefeitura Municipal de Uberaba
  • Logo abaixo, cliquem em “IPTU” 
  • Lá você pode tirar todas suas dúvidas e ainda retirar a guia para pagamento.

Valor do IPTU 2020 Uberaba

Assim, apenas com estes dois elementos é possível fazer o cálculo oficial de quanto será cobrado no IPTU 2020 Uberaba.

Uma grande dúvida que as pessoas possuem é o porquê o IPTU de sua propriedade ter vindo muito mais caro no ano seguinte a uma reforma realizada na propriedade.

Mesmo que esta reforma não tenha sido feita de maneira a ocupar mais espaço territorial. Mas sim apenas a construção de um novo andar.

A resposta para isso, é que o valor do cálculo do IPTU 2020 Uberaba, não é feito em relação ao tamanho do terreno de sua propriedade, seja ela casa ou apartamento, mas sim do valor venal (Valor de revenda). Lembrando que é possível obter a isenção IPTU, em alguns locais.

Então, quanto maior é o valor de venda de sua propriedade, maior será o valor do seu IPTU 2020 Uberaba, pois a prefeitura coloca em seu cálculo até mesmo aquele novo andar feito em sua casa no ano anterior.

Dessa forma, sempre que uma alteração for feita em seu terreno, saiba que isso terá influência no valor do IPTU. Afinal, o seu valor será recalculado e terá um acréscimo devido a nova construção.

Pagamento do IPTU 2020 Uberaba

Para o pagamento do IPTU 2020 Uberaba, os proprietários de imóvel receberam em seus endereços um carnê com duas opções de pagamento.

Leia Também: IPTU 2020 não é o único tributo que recebeu reajuste em Uberlândia; veja!

Veja abaixo as opções de pagamento disponibilizados por todas as prefeituras do Brasil para o pagamento do IPTU:

  • “Cota única”, para aqueles que escolherem pagar à vista, de uma única vez a prefeitura garante um desconto de 10% até 20% do valor total a quem optar por esse pagamento. Lembrando que o valor total da porcentagem do desconto pode variar de prefeitura para prefeitura.
  • “Parcelas mensais”, para os proprietários que escolherem a forma de pagamento em parcelas mensais, todos os meses eles terão que pagar pequenas parcelas do valor total do seu IPTU. Porém, para esse tipo de pagamento não existe desconto em nenhum município brasileiro.

Lembrando que a escolha da forma de pagamento do IPTU 2020 Uberaba fica a critério do cidadão. Sendo cada uma das formas mais indicada para cada tipo de situação financeira em que o cidadão possa estar passando.

Porém, o mais indicado é sempre fazer o pagamento à vista, pois dessa maneira, o valor recebe um desconto. Porém, se não for possível este pagamento direto, o contribuinte opta pela opção parcelada para lhe ajudar a fazer o pagamento completo.

Contato Prefeitura de Uberaba 

Caso o contribuinte tenha qualquer dúvida em relação ao pagamento do IPTU Uberaba, ou para qualquer esclarecimento, deve entrar em contato com a prefeitura do município.

  • Endereço: Av Dom Luiz Maria Santana, 141 –  Uberaba – MG
  • Telefone: (34) 3318-2000
  • Horário de atendimento ao Público: Das 12h às 18h.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!