IPTU 2020: BH divulga detalhes e novos valores assusta; confira principais informações

O IPTU Belo Horizonte 2020 ficará mais caro. Segundo uma reportagem do portal Norte Livre, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) terá um acréscimo de 3,91% na cidade. A reportagem, publicada nessa semana, afirma que a prefeitura confirmou o reajuste e publicará no Diário Oficial da PBH nas próximas semanas.

IPTU Belo Horizonte 2020: confira principais informações
IPTU Belo Horizonte 2020: confira principais informações

Aparentemente, o aumento foi determinado por meio do  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também: IPVA Minas Gerais 2020: governo divulga calendário de pagamento

Caso seja validado, as cobranças do tributo em 2020 serão ainda maiores do que o que foi exigido esse ano, onde a elevação ficou em 3,86%.

IPTU Belo Horizonte 2020: calendário e boletos

Quanto aos carnês de pagamento, estes ainda não foram enviados. Segundo a gestão municipal, os boletos começarão a ser destinados a partir do dia 3 de janeiro.

Além disso, haverá também a possibilidade e emiti-los através do site www.pbh.gov.br/iptu2020 que ainda não está disponível.

O primeiro pagamento deverá acontecer até o dia 20 de janeiro, incluindo a prestação de conta da parcela única e também o primeiro valor para aqueles que optaram por dividir o imposto.

Quem desejar quitar a divida de uma vez deverá ter uma diminuição de 5% no valor total, igual ao que foi fornecido esse ano.

Quanto as possibilidades de divisão será possível parcelar o débito em até 11 vezes, cobradas entre os meses de fevereiro e dezembro. O vencimento será sempre nos dias 15 e em caso de atraso estará sujeito a juros.

Valor e pagamento

Os valores do IPTU Belo Horizonte 2020 irão variar de acordo com a valoração do território ou imóvel. Quanto mais bem avaliados no mercado, mais caro será o imposto. Já os bens mais antigos e depredados tendem a ter cobranças menores.

Para pagar, basta ir até uma agência bancária ou fornecer o código de barras do boleto no aplicativo de alguma instituição financeira. A comprovação deve ser feita dentro de um prazo de 24h, como nos demais serviços.

Lembrando que aqueles que não quitarem o imposto poderão ter os nomes publicados na divida ativa. Além disso, os valores ficarão correndo juros até o encerramento da dívida.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.