IPTU 2020: BH divulga detalhes e novos valores assusta; confira principais informações

O IPTU Belo Horizonte 2020 ficará mais caro. Segundo uma reportagem do portal Norte Livre, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) terá um acréscimo de 3,91% na cidade. A reportagem, publicada nessa semana, afirma que a prefeitura confirmou o reajuste e publicará no Diário Oficial da PBH nas próximas semanas.

IPTU Belo Horizonte 2020: confira principais informações
IPTU Belo Horizonte 2020: confira principais informações

Aparentemente, o aumento foi determinado por meio do  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também: IPVA Minas Gerais 2020: governo divulga calendário de pagamento

Caso seja validado, as cobranças do tributo em 2020 serão ainda maiores do que o que foi exigido esse ano, onde a elevação ficou em 3,86%.

IPTU Belo Horizonte 2020: calendário e boletos

Quanto aos carnês de pagamento, estes ainda não foram enviados. Segundo a gestão municipal, os boletos começarão a ser destinados a partir do dia 3 de janeiro.

Além disso, haverá também a possibilidade e emiti-los através do site www.pbh.gov.br/iptu2020 que ainda não está disponível.

O primeiro pagamento deverá acontecer até o dia 20 de janeiro, incluindo a prestação de conta da parcela única e também o primeiro valor para aqueles que optaram por dividir o imposto.

Quem desejar quitar a divida de uma vez deverá ter uma diminuição de 5% no valor total, igual ao que foi fornecido esse ano.

Quanto as possibilidades de divisão será possível parcelar o débito em até 11 vezes, cobradas entre os meses de fevereiro e dezembro. O vencimento será sempre nos dias 15 e em caso de atraso estará sujeito a juros.

Valor e pagamento

Os valores do IPTU Belo Horizonte 2020 irão variar de acordo com a valoração do território ou imóvel. Quanto mais bem avaliados no mercado, mais caro será o imposto. Já os bens mais antigos e depredados tendem a ter cobranças menores.

Para pagar, basta ir até uma agência bancária ou fornecer o código de barras do boleto no aplicativo de alguma instituição financeira. A comprovação deve ser feita dentro de um prazo de 24h, como nos demais serviços.

Lembrando que aqueles que não quitarem o imposto poderão ter os nomes publicados na divida ativa. Além disso, os valores ficarão correndo juros até o encerramento da dívida.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPTU 2020: BH divulga detalhes e novos valores assusta; confira principais informações

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA