IPTU 2020: BH divulga detalhes e novos valores assusta; confira principais informações

O IPTU Belo Horizonte 2020 ficará mais caro. Segundo uma reportagem do portal Norte Livre, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) terá um acréscimo de 3,91% na cidade. A reportagem, publicada nessa semana, afirma que a prefeitura confirmou o reajuste e publicará no Diário Oficial da PBH nas próximas semanas.

IPTU Belo Horizonte 2020: confira principais informações
IPTU Belo Horizonte 2020: confira principais informações

Aparentemente, o aumento foi determinado por meio do  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também: IPVA Minas Gerais 2020: governo divulga calendário de pagamento

Caso seja validado, as cobranças do tributo em 2020 serão ainda maiores do que o que foi exigido esse ano, onde a elevação ficou em 3,86%.

IPTU Belo Horizonte 2020: calendário e boletos

Quanto aos carnês de pagamento, estes ainda não foram enviados. Segundo a gestão municipal, os boletos começarão a ser destinados a partir do dia 3 de janeiro.

Além disso, haverá também a possibilidade e emiti-los através do site www.pbh.gov.br/iptu2020 que ainda não está disponível.

O primeiro pagamento deverá acontecer até o dia 20 de janeiro, incluindo a prestação de conta da parcela única e também o primeiro valor para aqueles que optaram por dividir o imposto.

Quem desejar quitar a divida de uma vez deverá ter uma diminuição de 5% no valor total, igual ao que foi fornecido esse ano.

Quanto as possibilidades de divisão será possível parcelar o débito em até 11 vezes, cobradas entre os meses de fevereiro e dezembro. O vencimento será sempre nos dias 15 e em caso de atraso estará sujeito a juros.

Valor e pagamento

Os valores do IPTU Belo Horizonte 2020 irão variar de acordo com a valoração do território ou imóvel. Quanto mais bem avaliados no mercado, mais caro será o imposto. Já os bens mais antigos e depredados tendem a ter cobranças menores.

Para pagar, basta ir até uma agência bancária ou fornecer o código de barras do boleto no aplicativo de alguma instituição financeira. A comprovação deve ser feita dentro de um prazo de 24h, como nos demais serviços.

Lembrando que aqueles que não quitarem o imposto poderão ter os nomes publicados na divida ativa. Além disso, os valores ficarão correndo juros até o encerramento da dívida.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.