FGTS aniversário: vale a pena optar pela modalidade? Entenda!

Os trabalhadores brasileiros agora contam com uma nova oportunidade para usufruir do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Lançada em 2019, pelo governo de Jair Bolsonaro, O FGTS aniversário permite que sejam retirados anualmente valores das contas cadastradas. O pagamento acontece sempre no mês de nascimento do trabalhador e o valor irá variar de acordo com seu saldo.

FGTS aniversário: vale a pena optar pela modalidade? Entenda!
FGTS aniversário: vale a pena optar pela modalidade? Entenda!

No saque-aniversário os trabalhadores terão um acesso anual a até 50% do fundo de garantia, entretanto precisam ficar atentos as proibições caso desejem fazer a transição.Quem aderiu ao novo pagamento, não poderá receber qualquer auxílio do FGTS em caso de demissão por justa causa.

Leia também: Calendário FGTS tem novas datas para grupo específico

Além disso, em caso de desistência, será preciso cumprir uma carência de até 2 anos para voltar ao saque tradicional do FGTS, na modalidade rescisão. A proposta está em validação desde outubro e já foi adotada por muitos brasileiros. O fim do prazo aconteceu em 31 de dezembro.

Para fazer a desistência basta acessar o site da Caixa Econômica ou o portal e aplicativo do FGTS.

Prós e contras do FGTS aniversário

Pessoas novas no mercado de trabalho

Há vantagem, pois o valor do FGTS é reduzido e não resultará em perda ou prejuízo financeiro. Nesse caso, por ter a carteira assinada a pouco tempo, o trabalhador ainda não pode arrecadar um grande saldo, o que não lhe prejudicará em caso de demissão. O saque-aniversário será mais lucrativo, pois tem uma alta rentabilidade pelo seguro.

Desempregados

Aqueles que pediram sua demissão ou foi demitido por justa causa serão beneficiados, já que não precisará esperar pelos três anos de inatividade para receber. Os desempregados que estão no prazo final dessa carência é melhor esperar e receber de forma tradicional.

Trabalhadores com estabilidade empregatícia

Vale a pena, já que não há o medo de ser demitido e a rentabilidade do FGTS no saque-aniversário é maior.

Pessoas próximas da aposentadoria

O saque-aniversário trará prejuízo. Por estar próximo de se aposentar, o trabalhador receberá mais na modalidade tradicional, pois o pagamento será equivalente a toda a sua contribuição ao longo do tempo de serviço.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.