FGTS aniversário: vale a pena optar pela modalidade? Entenda!

Os trabalhadores brasileiros agora contam com uma nova oportunidade para usufruir do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Lançada em 2019, pelo governo de Jair Bolsonaro, O FGTS aniversário permite que sejam retirados anualmente valores das contas cadastradas. O pagamento acontece sempre no mês de nascimento do trabalhador e o valor irá variar de acordo com seu saldo.

FGTS aniversário: vale a pena optar pela modalidade? Entenda!
FGTS aniversário: vale a pena optar pela modalidade? Entenda!

No saque-aniversário os trabalhadores terão um acesso anual a até 50% do fundo de garantia, entretanto precisam ficar atentos as proibições caso desejem fazer a transição.Quem aderiu ao novo pagamento, não poderá receber qualquer auxílio do FGTS em caso de demissão por justa causa.

Leia também: Calendário FGTS tem novas datas para grupo específico

Além disso, em caso de desistência, será preciso cumprir uma carência de até 2 anos para voltar ao saque tradicional do FGTS, na modalidade rescisão. A proposta está em validação desde outubro e já foi adotada por muitos brasileiros. O fim do prazo aconteceu em 31 de dezembro.

Para fazer a desistência basta acessar o site da Caixa Econômica ou o portal e aplicativo do FGTS.

Prós e contras do FGTS aniversário

Pessoas novas no mercado de trabalho

Há vantagem, pois o valor do FGTS é reduzido e não resultará em perda ou prejuízo financeiro. Nesse caso, por ter a carteira assinada a pouco tempo, o trabalhador ainda não pode arrecadar um grande saldo, o que não lhe prejudicará em caso de demissão. O saque-aniversário será mais lucrativo, pois tem uma alta rentabilidade pelo seguro.

Desempregados

Aqueles que pediram sua demissão ou foi demitido por justa causa serão beneficiados, já que não precisará esperar pelos três anos de inatividade para receber. Os desempregados que estão no prazo final dessa carência é melhor esperar e receber de forma tradicional.

Trabalhadores com estabilidade empregatícia

Vale a pena, já que não há o medo de ser demitido e a rentabilidade do FGTS no saque-aniversário é maior.

Pessoas próximas da aposentadoria

O saque-aniversário trará prejuízo. Por estar próximo de se aposentar, o trabalhador receberá mais na modalidade tradicional, pois o pagamento será equivalente a toda a sua contribuição ao longo do tempo de serviço.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

FGTS aniversário: vale a pena optar pela modalidade? Entenda!

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA