IPTU BH 2020: valor assusta contribuintes que buscam explicações

Com o início de ano há diversos impostos que devem ser pagos a nível nacional e municipal. Entre eles, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os moradores que pagam o IPTU BH 2020, da capital do estado de Minas Gerais, tiveram algumas surpresas em relação ao preço cobrado no valor final.

IPTU BH 2020: valor assusta contribuintes que buscam explicações
IPTU BH 2020: valor assusta contribuintes que buscam explicações Foto: Jornal Estado de Minas

 

Parte dos contribuintes alegam que as mudanças ocasionaram um reajuste de quase 100% sob o valor final do imposto. Com a surpresa, os moradores já realizaram a contestação dos valores nos guichês de atendimento oferecidos pela prefeitura.

Leia também: IPTU 2020 não chegou: O que devo fazer?

A previsão inicial para o recebimento dos boletos de pagamento era para o dia 6 de janeiro na casa de todos os moradores da cidade, mas, com a disponibilização do material online pelo site e app da prefeitura, muitos contribuintes já visualizaram o valor e decidiram recorrer da decisão.

Dados da prefeitura mostram que dos 740 mil imóveis tributáveis na capital, pelo menos 19 mil foram reajustados acima dos 3,91%, variação estabelecida pelo IPCA-E para correção do tributo na capital.

O quiosque do BH Resolve, disponível para realizar contestações e retirar dúvidas dos moradores, está disponível para visita na Rua Caetés, no Centro da Capital.

Ao contestar a cobrança do IPTU BH 2020, a prefeitura analisa a solicitação e, por momento, suspende o pagamento do imposto em alguns casos até ser reavaliado.

Prefeitura da cidade detalhou durante entrevista coletiva para apresentação do IPTU 2020 que foram realizadas vistorias e reavaliações em terrenos e áreas construídas de 23 mil imóveis.

Segundo Ervio de Almeida, diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias da PBH , 4 mil contribuintes contestaram a reavaliação. Desse total, 19 mil foram reajustados acima do IPCA-E, o que também pode ser objeto de conversão do valor.

O pagamento do IPTU BH 2020 pode ser feito de duas formas. Interessados em liquidar o imposto de forma antecipada, terão um desconto de 5% no valor até o dia 20 de janeiro.

Já aqueles que optam pelo parcelamento pode realizar em até 11 parcelas.  Neste ano será enviado apenas as guias de pagamento em janeiro, fevereiro e julho, com códigos de barra dos demais meses. Decisão foi tomada para baratear os custos.