IPTU Rio de Janeiro 2020 começa a ser entregue pela Prefeitura

Os brasileiros estão organizando as suas finanças de final de ano para que assim quando o próximo ano se iniciar, seja possível pagar os impostos obrigatórios, como é o caso do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Algumas cidades já começaram a distribuir os carnês para que os contribuintes, como é o caso do IPTU Rio de Janeiro 2020.

IPTU Rio de Janeiro 2020 começa a ser entregue pela Prefeitura
IPTU Rio de Janeiro 2020 começa a ser entregue pela Prefeitura

O IPTU é um imposto cobrado pelos municípios brasileiros que deve ser pago por todos os cidadãos que têm um imóvel em área urbana.

O valor do IPTU varia de acordo com a cidade e o valor venal do imóvel, que é utilizado como base para o cálculo, levando em conta também a legislação municipal. 

Leia também: Pagamento do IPTU 2020: dicas para programar fim do débito

O dinheiro arrecadado será investido nos serviços públicos da cidade para a qual o contribuinte reside. Por exemplo, aos setores de educação, saúde, segurança, transporte e etc.

O município já está realizando a distribuição dos carnês do IPTU Rio de Janeiro 2020 para que os contribuintes possam também definir se irão pagar o imposto à vista ou parcelado.

Aqueles que quiserem pagar o IPTU em cota única, terão um desconto de 7%. Isso se o valor for pago até o dia 7 de fevereiro do próximo ano. A redução continua no mesmo patamar do que foi definido em 2019. 

Os cariocas que decidirem parcelar, não terão direito a desconto, mas poderão dividir o tributo em até dez vezes. Podendo ser quitada até o dia 09 de novembro do próximo ano. 

Os moradores que não receberem o seu carnê em casa poderá retirar a segunda via a partir do dia 13 de janeiro no site da Prefeitura do Rio ou o imposto poderá ser retirado a partir do dia 21 de janeiro nos postos de atendimento do IPTU. 

Para ambas as retiradas é necessário que sejam informados o número da inscrição do imóvel, para que possa realizar a identificação do carnê.

Se o carioca não realizar o pagamento do IPTU Rio de Janeiro 2020 haverá o acréscimo de multa e juros. Além disso, não será possível realizar a venda do imóvel. Em alguns casos os bens chegam ir à leilão.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!