Saque seguro desemprego: veja como fazer

Você sabe o que é o seguro desemprego? Trata-se de um beneficio concedido pelo governo federal que garante que o trabalhador, demitido sem justa causa, possa receber um valor temporário de modo que o assegure até encontrar outro trabalho.

Saque seguro desemprego: veja como fazer
Saque seguro desemprego: veja como fazer

O pagamento se estende por um período de três meses e também é oferecido especialmente para pescadores em período defeso e trabalhadores retirados de situações semelhantes a escravidão.

Seu valor varia de acordo com a faixa salarial recebida pelo funcionário e é concedido pela Caixa Econômica Federal.

Leia também: Descontos no seguro desemprego: mitos e verdades

Antes de iniciar o saque do seguro desemprego, é preciso ter em mãos a seguinte lista de documentos e levá-la até um ponto do Ministério do Trabalho e Emprego:

  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP
  • Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego
  • TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho), com o código 01 ou 03 ou 88, devidamente homologado, para os contratos superiores a um ano de trabalho ou Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço ou Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com mais de um ano de serviço
  • Documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos
  • CPF

Mais tarde, o titular do benefício deve comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal para dar entrada no pedido de liberação do dinheiro. O banco é o responsável por fazer o depósito da quantia.

Prazo para solicitar o benefício

Apesar de ser um direito trabalhista, é preciso estar atendo pois o serviço tem um prazo de solicitação. O trabalhador precisa dar entrada no processo de retirada financeira por meio da solicitação do auxílio em até no máximo 120 dias pós demissão.

Os prazos varias de acordo com a modalidade de serviço, nos quais você pode conferir abaixo:

  • Trabalhador formal – do 7º ao 120º dia
  • Bolsa qualificação – durante a suspensão do contrato de trabalho
  • Empregado doméstico – do 7º ao 90º dia
  • Pescador artesanal – até 120 dias
  • Trabalhador resgatado – até o 90º dia

Onde sacar o seguro desemprego?

O pagamento é administrado pela Caixa Econômica Federal. Então para recebe-lo, basta ir a qualquer agência, com a documentação explicitada e se direcionar até os guichês de atendimento. Aqueles que possuem o cartão cidadão podem fazer a retirada direto nos caixas eletrônicos.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média:
Total de Votos:

Saque seguro desemprego: veja como fazer

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA