Boleto IPVA 2020: passo a passo para emissão

Janeiro está chegando e com ele a cobrança do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O tributo é anual e destinado a todos os brasileiros proprietários de automóveis. Para poder efetuar o pagamento é preciso ter acesso ao boleto IPVA 2020, enviado a partir do mês de janeiro pelos Correios ou emitido online no portal do Detran.

Boleto IPVA 2020: passo a passo para emissão
Boleto IPVA 2020: passo a passo para emissão

A emissão digital é uma forma mais rápida e prática para os motoristas que desejarem quitar as parcelas sem esperar pelo serviço de correspondência. Sua realização acontece por meio do site oficial do Detran de cada estado.

Leia também: Calendário IPVA São Paulo 2020: acompanhe as datas

É importante lembrar que os valores, alíquotas e quaisquer serviços de cobrança do imposto funcionam separadamente em cada região. Então é preciso que o motorista se direcione ao órgão específico do seu estado para poder encerrar a dívida.

Como emitir o boleto IPVA 2020 online?

O contribuinte deve acessar o portal do Detran de sua cidade e se direcionar até a parte de tributos e pagamentos. Nela é preciso fornecer o número da placa do veículo e também do Renavam.

Na sequência, solicite a emissão de uma nova guia de pagamento, escolha a quantidade das parcelas e selecione a opção para emissão. Pronto, após gerar o boleto basta ir até uma instituição financeira ou pagar pelo aplicativo de seu banco.

Confira um exemplo no site do Detran do Paraná:

Acesse o site http://www.detran.pr.gov.br/

Por fim, informe o número do RENAVAM e a data do boleto que deseja quitar.

Basta selecionar “Consultar” e o documento será disponibilizado imediatamente.

Atenção para o vencimento do boleto IPVA 2020

O pagamento deve ser realizado dentro do prazo estipulado por cada governo estadual e em caso de atraso poderá resultar em multas e juros.

Além disso, o motorista que não prestar conta do tributo não poderá atualizar a documentação do carro, ficando impossibilitado de circular com o mesmo em todo o território nacional. Por fim, há também a chance de ser teu nome na dívida ativa do governo federal.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile