Saque aniversário do FGTS: fim do prazo de adesão se aproxima

O fim do prazo para que os trabalhadores realizem a adesão do saque-aniversário do FGTS, está cada vez mais perto. Os interessados terão até o final deste mês, 31 de dezembro, para aderir a modalidade.

Saque aniversário do FGTS: fim do prazo de adesão se aproxima
Saque aniversário do FGTS: fim do prazo de adesão se aproxima

Os trabalhadores que desejam aderir ao saque-aniversário devem realizar a escolha até o dia 31 de dezembro. E podem informar por meio do site da Caixa Econômica Federal ou no aplicativo FGTS e Caixa Trabalhador.

Em ambos os portais o trabalhador precisa entrar na aba saque-aniversário, ali ele precisará fazer um cadastro pelo seu número do CPF. 

Leia também: Caixa admite erro no resultado do saldo do FGTS

Esta categoria de retirada dá direito ao trabalhador de receber, anualmente, uma parte do saldo de suas contas vinculadas ao fundo de garantia. A partir de 2021 saques poderão ser feitos no mês em que o trabalhador faz aniversário.

No próximo ano o calendário começa em abril e finaliza em janeiro de 2021, organizando os pagamentos.

O valor que será sacado pelo trabalhador irá variar entre 5% a 50%, de acordo com o saldo do seu fundo. Quanto maior menos dinheiro poderá ser sacado.  Veja a tabela:

Por exemplo, quem possui um total de R$3.776 na soma das suas contas do fundo de garantia. Caso opte pela modalidade do saque aniversário do FGTS vai receber R$1.282,80.

Já que o saldo total foi multiplicado pela alíquota definida na tabela e adicionado o bônus. (3.776 x 30% + 150).

Aqueles que optarem por receber o dinheiro anualmente, não terão mais direito de retirar o valor total do fundo caso sejam demitidos por justa causa.

Apesar disso, a multa de 40% sobre o saldo do fundo, em caso de demissão, ainda será cobrada do empregador.

Ao optar pelo saque-aniversário o trabalhador deverá realizar a escolha entre duas data para receber o seu dinheiro. Entre elas estão o primeiro dia útil do mês de aniversário. Que se for escolhida, o depósito da conta vinculada irá ocorrer antes que seja realizada o crédito de juros e a correção, ou seja, o trabalhador não receberá o rendimento.

A segunda data é o dia 10 ou próximo dia útil, caso o dia caia em finais de semana ou feriado. Nesta opção, o dinheiro será debitado nas contas após o crédito de juros e atualização monetária do mês de aniversário.

Se o trabalhador optar pelo saque anual e depois quiser voltar para o saque imediato é possível, porém o trabalhador terá de aguardar dois anos, que é o período de carência, para realizar essa mudança novamente.

O dinheiro será pago aos trabalhadores a partir do mês de abril de 2020, seguindo o calendário determinado pela Caixa.

Quem possuí conta bancária na Caixa, terão o dinheiro creditado em sua conta automaticamente.

Já os trabalhadores que não tiverem conta no banco precisarão ir até canais da Caixa como lotéricas, agências e caixas eletrônicos para retirar o dinheiro.

Após isso, em 2021, o dinheiro será sacado no mês de nascimento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!