Um novo ano está chegando e com ele o pagamento de mais um IPTU. Cobrado anualmente, o imposto é destinado a todos aqueles que possuem um imóvel ou terreno em território nacional. Além do boleto ser entregue nos endereços, os contribuintes podem fazer a consulta ao IPTU 2020 no site da prefeitura.
O valor do tributo varia de acordo com o tamanho e localização do terreno e leva em consideração também o poder de venda do bem. Esses valores são multiplicados pelas alíquotas definidas na legislação municipal.
Leia também: IPTU de Porto Alegre 2020 traz descontos a quem se antecipar
Mesmo sendo cobrado todo ano, muitos brasileiros se atrapalham na hora de prestar conta das parcelas. O primeiro pagamento costuma ter início durante o mês de janeiro e na maioria das vezes permite parcelamento, entre três e dez cotas.
Consulta ao IPTU 2020 auxilia no planejamento financeiro
Para evitar transtornos e dívidas é possível se planejar financeiramente por meio da consulta das parcelas.
A prefeitura de cada cidade disponibiliza os valores aos proprietários que desejarem se organizar antes da chegada dos carnês de cobrança.
Para conferir o valor total do IPTU basta ir até a prefeitura local portando a documentação do imóvel.
Quem preferir fazer o serviço online, pode acessar o site do da prefeitura e, ao fornecer o número de registro do bem, conseguirá conferir a situação do débito. No portal, é possível também emitir a segunda via do boleto e imprimi-la.
Confira o passo a passo para a consulta online:
- Primeiramente, você deve entrar no site da prefeitura do seu município;
- Procure pela seção de IPTU ou impostos dentro do site;
- Ao encontrar, Informe o número de inscrição do imóvel a ser consultado;
- Selecione o ano de exercício do imposto;
- Se necessário informe o código de segurança exibido na tela, geralmente esse código é exibido em forma de imagem;
- Por fim, clique em “Consultar”.
Valor cobrado em 2020
A definição da cobrança leva em consideração o valor venal (perspectiva de venda) x as alíquotas. Por se tratar de um imposto fiscalizado pelos governos municipais, as alíquotas variam de acordo com cada região e não possuem uma tabela fixa de preço.
Entretanto, é importante saber que quanto maior o terreno e o valor da propriedade, mais caro será o IPTU. Isso significa que qualquer modificação de expansão no terreno resultará em novas cobranças.