Consulta ao IPTU 2020 pode adiantar planejamento financeiro

Um novo ano está chegando e com ele o pagamento de mais um IPTU. Cobrado anualmente, o imposto é destinado a todos aqueles que possuem um imóvel ou terreno em território nacional. Além do boleto ser entregue nos endereços, os contribuintes podem fazer a consulta ao IPTU 2020 no site da prefeitura.

Consulta ao IPTU 2020 pode adiantar planejamento financeiro
Consulta ao IPTU 2020 pode adiantar planejamento financeiro

O valor do tributo varia de acordo com o tamanho e localização do terreno e leva em consideração também o poder de venda do bem. Esses valores são multiplicados pelas alíquotas definidas na legislação municipal.

Leia também: IPTU de Porto Alegre 2020 traz descontos a quem se antecipar

Mesmo sendo cobrado todo ano, muitos brasileiros se atrapalham na hora de prestar conta das parcelas. O primeiro pagamento costuma ter início durante o mês de janeiro e na maioria das vezes permite parcelamento, entre três e dez cotas.

Consulta ao IPTU 2020 auxilia no planejamento financeiro

Para evitar transtornos e dívidas é possível se planejar financeiramente por meio da consulta das parcelas.

A prefeitura de cada cidade disponibiliza os valores aos proprietários que desejarem se organizar antes da chegada dos carnês de cobrança.

Para conferir o valor total do IPTU basta ir até a prefeitura local portando a documentação do imóvel.

Quem preferir fazer o serviço online, pode acessar o site do da prefeitura e, ao fornecer o número de registro do bem, conseguirá conferir a situação do débito. No portal, é possível também emitir a segunda via do boleto e imprimi-la.

Confira o passo a passo para a consulta online:

  • Primeiramente, você deve entrar no site da prefeitura do seu município;
  • Procure pela seção de IPTU ou impostos dentro do site;
  • Ao encontrar, Informe o número de inscrição do imóvel a ser consultado;
  • Selecione o ano de exercício do imposto;
  • Se necessário informe o código de segurança exibido na tela, geralmente esse código é exibido em forma de imagem;
  • Por fim, clique em “Consultar”.

Valor cobrado em 2020

A definição da cobrança leva em consideração o valor venal (perspectiva de venda) x as alíquotas. Por se tratar de um imposto fiscalizado pelos governos municipais, as alíquotas variam de acordo com cada região e não possuem uma tabela fixa de preço.

Entretanto, é importante saber que quanto maior o terreno e o valor da propriedade, mais caro será o IPTU. Isso significa que qualquer modificação de expansão no terreno resultará em novas cobranças.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.