Consulta ao IPTU 2020 pode adiantar planejamento financeiro

Um novo ano está chegando e com ele o pagamento de mais um IPTU. Cobrado anualmente, o imposto é destinado a todos aqueles que possuem um imóvel ou terreno em território nacional. Além do boleto ser entregue nos endereços, os contribuintes podem fazer a consulta ao IPTU 2020 no site da prefeitura.

Consulta ao IPTU 2020 pode adiantar planejamento financeiro
Consulta ao IPTU 2020 pode adiantar planejamento financeiro

O valor do tributo varia de acordo com o tamanho e localização do terreno e leva em consideração também o poder de venda do bem. Esses valores são multiplicados pelas alíquotas definidas na legislação municipal.

Leia também: IPTU de Porto Alegre 2020 traz descontos a quem se antecipar

Mesmo sendo cobrado todo ano, muitos brasileiros se atrapalham na hora de prestar conta das parcelas. O primeiro pagamento costuma ter início durante o mês de janeiro e na maioria das vezes permite parcelamento, entre três e dez cotas.

Consulta ao IPTU 2020 auxilia no planejamento financeiro

Para evitar transtornos e dívidas é possível se planejar financeiramente por meio da consulta das parcelas.

A prefeitura de cada cidade disponibiliza os valores aos proprietários que desejarem se organizar antes da chegada dos carnês de cobrança.

Para conferir o valor total do IPTU basta ir até a prefeitura local portando a documentação do imóvel.

Quem preferir fazer o serviço online, pode acessar o site do da prefeitura e, ao fornecer o número de registro do bem, conseguirá conferir a situação do débito. No portal, é possível também emitir a segunda via do boleto e imprimi-la.

Confira o passo a passo para a consulta online:

  • Primeiramente, você deve entrar no site da prefeitura do seu município;
  • Procure pela seção de IPTU ou impostos dentro do site;
  • Ao encontrar, Informe o número de inscrição do imóvel a ser consultado;
  • Selecione o ano de exercício do imposto;
  • Se necessário informe o código de segurança exibido na tela, geralmente esse código é exibido em forma de imagem;
  • Por fim, clique em “Consultar”.

Valor cobrado em 2020

A definição da cobrança leva em consideração o valor venal (perspectiva de venda) x as alíquotas. Por se tratar de um imposto fiscalizado pelos governos municipais, as alíquotas variam de acordo com cada região e não possuem uma tabela fixa de preço.

Entretanto, é importante saber que quanto maior o terreno e o valor da propriedade, mais caro será o IPTU. Isso significa que qualquer modificação de expansão no terreno resultará em novas cobranças.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Consulta ao IPTU 2020 pode adiantar planejamento financeiro

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA