IPTU de Porto Alegre 2020 traz descontos a quem se antecipar

Os brasileiros já estão se preparando para os impostos que precisarão ser pagos no início do próximo ano, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Algumas cidades oferecem condições de pagamento diferenciadas para os contribuintes, como é o caso da resolução da prefeitura que vai trazer descontos ao IPTU de Porto Alegre 2020.

IPTU de Porto Alegre 2020 traz descontos a quem se antecipar
IPTU de Porto Alegre 2020 traz descontos a quem se antecipar

O IPTU é um imposto cobrado para os brasileiros que são proprietários de imóveis. Seja de uso residencial ou comercial, em qualquer tipo de propriedade em área urbanizada. 

O valor cobrado varia conforme a legislação da cidade, em relação ao peso das alíquotas de cobrança e do preço da propriedade. 

Leia também: Justiça mantem alterações no IPTU 2020 de Porto Alegre

A prefeitura da capital gaúcha informou que os contribuintes que realizarem o pagamento do IPTU de Porto Alegre 2020 de forma antecipada poderão ter um desconto de 10%. Para isso, o imposto deve ser pago em uma única vez. 

Conforme informou a prefeitura, a diminuição na quantia final será destinada aos contribuintes que quitarem o débito do IPTU até o dia 3 de janeiro de 2020.

Além disso, os moradores da cidade ainda poderão contar com outras formas de pagamento do imposto como o parcelamento, que poderá ser realizado em até dez vezes.

Porém nessa modalidade o contribuinte não terá nenhum tipo de desconto, e a primeira parcela a ser paga irá vencer no dia 9 de março.

Os moradores poderão ter acesso as guias que são entregues na casa dos contribuintes a partir da próxima semana.

Os contribuintes que já quiserem ver o quanto terão que desembolsar para pagar o imposto podem acessar o boleto no site da prefeitura da capital.

No mês de setembro, o prefeito Nelson Marchezan aprovou a lei que realiza a atualização da planta de valores que será utilizada para calcular a cobrança do IPTU de 2020.

Ao realizar essa aprovação, houve um aumento no valor do imposto que chegará a 10,4% à mais.

O aumento só não foi maior por conta de uma emenda aprovada na Câmara dos Vereadores, que propôs um prazo de até seis anos para a realização de reajustes gradativos no valor do imposto.

Apesar disso, metade dos imóveis da capital irão pagar menos impostos ou até ficarão isentas no próximo ano.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPTU de Porto Alegre 2020 traz descontos a quem se antecipar

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA