
Imagem/Geração: FDR
Depois de longos 6 meses sem feriados nacionais, o Brasil se prepara para uma nova data. O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, cairá numa quinta-feira e marcará o primeiro feriado nacional em dia útil após mais de seis meses.
Apesar de outras datas comemorativas, como o Dia de Finados (domingo, 2) e a Proclamação da República (sábado, 15) apenas o dia 20 de novembro proporciona uma folga em meio à semana para a maioria dos trabalhadores. Então, prepare-se para esse feriadão, que pode ser prolongado.
Quem tem folga garantida no dia 20 de novembro?
- Trabalhadores celetistas (regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT) têm direito à folga remunerada no feriado nacional.
 - Porém, se a empresa exigir o trabalho nesse dia, ela deve pagar em dobro ou conceder uma folga compensatória, conforme convenção ou acordo coletivo.
 
Quando o empregador pode convocar o funcionário
Setores essenciais como saúde, transporte, energia, comunicações ou serviços funerários podem manter o funcionamento normal no feriado. Nesses casos, os direitos de remuneração ou compensação continuam válidos.
E a “emenda” da folga?
Embora muitos funcionários esperem emendar com a sexta-feira, não há obrigação legal para que a empresa conceda esse dia extra. A folga no dia seguinte depende de acordo entre empregador e empregado.
Confira quais são os próximos feriados de 2025 e prepare-se para descansar!

                



