Empréstimo Consignado Caixa

  • Empréstimo de Valor variável
  • Qtd. de parcelas Até 72 vezes
  • Juros do empréstimo 0,94% a.m.
  • Tempo de aprovação 24 horas
Bom

- Juros mais baixos do mercado
- O comprometimento da renda não pode ser maior aos 35%
- Mesmo estando negativado pode solicitar o empréstimo
- Liberação em 24 horas na maioria dos casos

Não tão bom

- Parcelamento só até em 72 vezes
- Para a liberação do crédito é necessária a averbação do INSS
- Se você não é cliente, precisa ir até uma agência Caixa
- Limite de idade de 80 anos para solicitar o empréstimo

Existem situações onde o orçamento aperta ou acontece uma emergência e você precisa de dinheiro extra. Apesar de sempre estar ligado à dívidas, um empréstimo, como é o caso do empréstimo consignado Caixa, não precisa ser o fim do mundo! Ele só não deve ser encarado como um complemento à renda, mas como um dinheiro emergencial. 

Empréstimo Consignado Caixa
Empréstimo Consignado Caixa (Imagem: Sérgio Lima/Poder 360)

Devido às altas taxas de juros, a escolha pelo banco e modalidade deve ser feita com cautela. Por isso, muitas pessoas optam pelo empréstimo consignado. Entretanto, será que ele é o ideal para a sua necessidade? 

Bem, antes de mais nada, você deve fazer uma organização financeira, mesmo que simples.

Dessa forma não entrará em dívidas acumulativas. Pode ser interessante cortar ao mínimo o uso do cartão de crédito, tendo em vista que parte do seu orçamento mensal estará comprometido.

Quem pode solicitar o empréstimo consignado Caixa?

O empréstimo como desconto em folha, é uma linha de empréstimo que se caracteriza pelo desconto direto na folha de pagamento ou benefício. Ou seja, se torna um valor a ser descontado na hora de realizar o cálculo do salário líquido.

Diferente de outros serviços, o empréstimo consignado Caixa possui algumas condições exigidas. Sendo a primeira delas ter conta no banco, tendo em vista que as parcelas são descontadas diretamente na conta. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

A principal é ter um empregador com um convênio com a Caixa. Portanto, verifique com o RH da sua empresa ou órgão ou ligando diretamente para a Caixa.

Caso você seja aposentado pelo INSS essa etapa é dispensável, o mesmo para servidores públicos. No caso de pensionistas do INSS, verifique se o benefício é permanente e é autorizada a contratação do serviço.

Um outro ponto positivo é que negativados no SPC/Serasa também podem solicitar o empréstimo consignado Caixa, desde que encaixa nos demais requisitos.

Em resumo, tem direito a solicitar o empréstimo consignado Caixa:

  • Aposentados e beneficiários do INSS
  • Servidores públicos de órgãos federais, estaduais ou municipais
  • Funcionários de empresas privadas conveniadas com a Caixa

Atenção: O banco pode ter normativas internas que não permitam oferecer empréstimos a pessoas maiores de 80 anos; ou que a sua idade atual somada ao anos do financiamento não seja maior que 80 anos.

O que é e como funciona a margem de crédito consignável?

Uma das grandes vantagens do empréstimo consignado é a margem consignável. Essa margem é basicamente um valor máximo a ser descontado do seu pagamento, geralmente não ultrapassando 35%.

Como simular o empréstimo consignado Caixa?

Ao fazer uma simulação, você consegue ter uma boa noção do valor que pagará pelas parcelas.

E isso é imprescindível antes de entrar em qualquer contrato que comprometa sua renda. Mesmo que exista um limite máximo imposto pelo banco. 

A simulação é feita de maneira simples. O site te entrega com o valor de cada parcela, a taxa de juros e o CET. O CET são os custos efetivos totais determinados pelo Banco Central, sendo o conjunto de taxas que incide sobre a contratação do serviço.

De acordo com o site oficial do banco, a taxa de juros varia a partir de 0,94% a.m. para empréstimo consignado, CDC (a partir de 2,17% a.m.) e Cheque Especial (a partir de 1,89%).

O ideal para saber um valor mais exato é fazer uma simulação, mas mesmo sem ela, você consegue ver a diferença para um empréstimo pessoal

  • Para simular o empréstimo consignado Caixa, clique aqui!
  • Informe seus dados pessoais e os dados da sua empresa
  • Caso a Empresa/Órgão informada não possua convênio com a CAIXA e você não encontre na pesquisa, basta inserir o CNPJ

Como contratar o crédito consignado da Caixa?

O processo de solicitação do empréstimo consignado Caixa é bem simples. Ele pode ser feito em três canais diferentes:

  • Internet Banking – clique aqui, aplicativo CAIXA ou qualquer terminal de autoatendimento
  • Correspondente CAIXA AQUI Negocial – clique aqui para localizar um correspondente perto de você.
  • Agência CAIXA e canais de autoatendimento – clique aqui para localizar uma agência perto de você.

Por fim você preenche os formulários e entrega a documentação, se necessário. No caso de pensionistas e aposentados do INSS e servidores públicos é importante a autorização. Essa última é feita no SIGEPE, podendo ser feita pelo portal.

Como funciona o pagamento das parcelas do empréstimo?

As prestações de consignado são mensais e fixas. O desconto da prestação ocorre diretamente em sua folha de pagamento.

Caso contrate carência, o débito das prestações iniciam após o período de carência pactuado.

Para acompanhar a evolução do saldo devedor de seus contratos, basta acessar a aba de “Meus Contratos” do banco.

Vale a pena solicitar um empréstimo consignado Caixa? 

O empréstimo consignado tem diversas vantagens em comparação a um empréstimo pessoal.

A grande questão é determinar se você possui os requisitos mínimos. Com o empregador fazendo o desconto na folha de pagamento existe a dificuldade em emergências. 

Ao mesmo tempo que o empréstimo consignado caixa diminui a chance de negativar, nunca se sabe o que pode acontecer no futuro.

Por isso, você deve ter uma boa organização financeira antes de optar pela contratação de um serviço de crédito. No caso de já possuir um empréstimo, o empréstimo consignado pode ser uma boa opção para um segundo. 

Mas pela impressão de um processo facilitado, você deve ter o dobro de atenção. Não conte com esse dinheiro como parte da sua renda pelo tempo do contrato. Quanto mais organização financeira você tiver, menor é a chance de ocorrerem imprevistos.

Se você for um correntista Caixa ou receber o salário no banco o processo é automático. Isso é uma vantagem caso você precise do dinheiro imediatamente. E, para servidores públicos, o banco possui algumas taxas menores e vantagens. 

A possibilidade de postergar o primeiro pagamento em até 90 dias, sejam para novos contratos ou transferências.

E o caso contrário também é válido, no momento que tiver o dinheiro para liquidar a dívida, pode fazer o adiantamento junto ao banco. Boa parte do controle do seu empréstimo consignado Caixa pode ser feito pelo aplicativo e canais de atendimento. 

Apesar de parecer um processo detalhado, na verdade, é tudo feito quase que automaticamente. O principal é entrar em contato com o seu empregador ou com a Caixa para conferir se há um convênio entre eles.

Fazer uma simulação do empréstimo é interessante e garante que você estará ciente do valor aproximado de taxas a serem pagas.

Lembre-se que a gestão financeira deve fazer parte da sua vida, especialmente após a contratação. Assim, você evita negativar seu nome ou entrar em novas dívidas. 

Por toda a facilidade e benefícios, a avaliação final do empréstimo consignado Caixa é de 4,9 e 5 pontos ao total. É considerado uma ótima opção!

SOLICITAR empréstimo

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Empréstimo Consignado Caixa: Taxa de juros, simulação e como solicitar!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.