Cálculo de Hora Extra: Calculadora e Valor Exato da Hora Extra (CLT)

Salário Base
R$
Jornada de horas
Adicional hora extra
%
Horas extras
H
M
Resultado
Ref. Valor
Valor hora extra - -
Valor total hora extra - -

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o trabalhador deve fazer uma carga horária de 44 horas semanais ou 220 mensais. Ao passar desse período de tempo é considerado horas extras.

Caso elas não sejam pagas de forma correta, o funcionário pode entrar com um processo trabalhista pedindo o valor dos últimos cinco anos, tendo direito a juros e correção monetária.

Cálculo de Hora Extra
Cálculo de Hora Extra

Quem tem direito a receber por hora extra?

A Constituição Federal garante ao trabalhador que é contratado pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem o direito ao pagamento de horas extras tendo o acréscimo de no mínimo 50%.

Tendo em vista a legislação, a duração da carga horária de trabalho normal é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Porém, o trabalhador pode fazer além da sua carga horária até 2 horas.

Sendo assim, todo trabalhador contratado em regime CLT que faz horas extras, tem que ser remunerado pelo tempo que fica além de sua carga horária em seu trabalho.

Para que se possa fazer horas extras em seu local de trabalho é necessário que haja um acordo individual ou coletivo de trabalho.

Ao realizar esse acordo, a empresa será garantida juridicamente a possibilidade de seus funcionários trabalharem além do seu horário.

Estagiários podem fazer hora extra?

A resposta é não! Os estagiários possuem uma legislação que é específica e que os impede que realize horas extras.

De acordo com a Lei 11.788/08, o estágio é considerado como um período de aprendizado prático, sendo colocado em prática os conhecimentos adquiridos na universidade.

A lei que determina o estágio estabelece que a carga horária trabalhada pelo estagiário deve ser no máximo 30 horas semanais, não podendo ser ultrapassado esse limite em nenhuma circunstância.

Mas mesmo que não possam fazer horas extras, é necessário que os estagiários lancem as horas que foram trabalhadas.

Como realizar o cálculo de Hora Extra e saber o valor exato?

Para calcular o valor das horas extras é preciso ter o valor da hora comum trabalhada do funcionário. Para fazer este cálculo, basta dividir o salário bruto do funcionário pela sua carga horária mensal.

Após calcular o valor da hora trabalhada, você precisa calcular de acordo com o dia da semana que foi trabalhado, se foi dia útil, feriado, ou durante a noite.

Acumulou banco de horas no trabalho? Saiba quais são seus direitos disponíveis.

Quer fazer o seu cálculo de hora extra? Basta subir esta página que oferecemos uma calculadora!

Valor da hora extra de segunda à sábado, domingos e feriados

Nos casos em que o funcionário tem sua carga horária diurna e durante os dias da semana ou no sábado, a sua hora extra deve ter o valor de 50% acima da hora normal.

Quando o funcionário trabalha em domingos ou feriados e faça horas extras nesses dias, o cálculo de hora extra é diferente, pois o valor de sua hora extra é o dobro da hora comum.

Valor da hora extra noturna

A diferença que se tem nas horas extras feitas durante a noite, é o que os trabalhadores que realizam essa carga horária recebem o adicional noturno nas horas que foram trabalhadas.

De forma geral, o adicional corresponde a 20% acima da hora comum. Mas esse valor está sujeito a variação de acordo com o sindicato da área.

Ainda tem dúvidas sobre hora extra e adicional noturno, clicando aqui você encontra mais informações.

Muitas são as informações para poder calcular o valor da sua hora extra, se você está confuso ou com dificuldade, não se preocupe!

Basta subir a página que terá uma calculadora disponibilizada pelo FDR para realizar o cálculo de hora extra e saber o valor exato do seu benefício!

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 4

Cálculo de Hora Extra: Calculadora e Valor Exato da Hora Extra (CLT)

Gabriela BarretoGabriela Barreto
Gabriela Barreto possui Técnico em Administração pela Secretaria de Educação do estado de Pernambuco e é graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE. Já atuou no mercado financeiro, na área de negociações e assessoria bancária. Atualmente produz conteúdo para o portal FDR.