Calculadora de Custo de Vida – Comparativo entre as capitais brasileiras

Está pensando em mudar ou visitar outra cidade? Para isso, um passo muito importante é o planejamento. Isso porque o custo de vida varia conforme a localização. Como forma de te ajudar nesse objetivo, disponibilizamos um calculadora de custo de vida nas capitais brasileiras.

O custo de vida representa o custo dos itens necessários para manter certo padrão de vida em determinada localização. Neste sentido, a nossa calculadora de custo de vida leva em conta diversos parâmetros — como o custo com alimentos, moradia, transporte, entre outros.

Como utilizar a calculadora de custo de vida das capitais brasileiras?

Calcular o custo de vida entre as capitais brasileiras é bastante simples! Todo o processo pode ser realizado de forma online. Não será necessário adicionar nenhuma informação. Basta clicar nas opções disponíveis na calculadora.

Ao seguir estes passos, você saberá qual cidade tem o melhor custo de vida:

  1. No lado esquerdo do comparador, escolha a capital que você deseja analisar;
  2. No lado direito do comparador, clique na capital que será comparada;
  3. Aperte o botão “Comparar”;
  4. Na tela seguinte, você poderá ver o custo de diversos itens nas duas cidades (e também o quanto está mais caro ou barato em relação à capital comparada).

Caso queira fazer a comparação entre outras capitais, basta clicar no botão “Comparar outras cidades”. Esta opção pode ser encontrada na parte de baixo do comparador.

Como cada pessoa tem gastos diferentes, basta considerar os itens que costumam ser consumidos no cotidiano e fazer a soma.

Quais dados compõem o custo de vida de uma cidade?

No comparador do FDR, foram consideradas oito categorias de custos existentes nas capitais brasileiras:

  • Bar e restaurante;
  • Supermercado;
  • Transporte;
  • Utilidades;
  • Esporte;
  • Moradia;
  • Educação;
  • Hotelaria.

Em cada item, o comparador mostra o custo próximo de variados produtos ou serviços. Por exemplo, no item, “Hotelaria”, você descobrirá quanto custa uma diária em hotel de luxo, diária em hotel econômico, 2 horas em motel de luxo, e 2 horas em motel econômico.

Entenda o papel da inflação no custo de vida (para cima e para baixo)

A inflação representa o aumento dos preços de serviços e produtos. Sendo assim, quando os valores estão altos, por exemplo, o custo de vida das pessoas tende a ser afetado.

Quando o salário dos cidadãos não acompanha o ritmo de elevação dos preços, existe uma perda do poder de compra. Por exemplo, se alguém ganha o mesmo salário durante dois anos, provavelmente conseguirá comprar menos coisas após este período.

Mesmo que os valores de serviços e produtos sejam diferentes conforme a cidade, a inflação tende a impactar o país de forma geral.

O que é o IPCA e como ele reflete no custo de vida

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é considerado a inflação oficial pelo governo federal. O cálculo do IPCA é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O indicador tem a função de medir a variação de preços de uma cesta de serviços e produtos consumida pelos brasileiros. O resultado mostra se os preços subiram ou caíram, em média, de um mês para o outro.

O IPCA indica a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos.

O índice oficial de inflação serve de referência para as mudanças na taxa básica de juros, a Selic. A taxa Selic influencia todas as taxas de juros do país.

Ou seja, quando a inflação está alta, o Banco Central tende a subir os juros. Consequentemente, ficam maiores os juros cobrados em empréstimos e cartões de crédito, por exemplo.

O que faz variar o custo de vida entre as capitais brasileiras?

São diversos os fatores que impactam o custo de vida entre as capitais brasileiras.

Entre os aspectos, estão as oportunidades de emprego, tamanho, infraestrutura e qualidade de vida e opções de lazer. Por exemplo, devido a este último fator citado, as capitais que ficam no litoral tendem a apresentar maior valorização.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.