Quem pretende renegociar dívida FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) podem contar com condições especiais. O débito pode colocar restrição no CPF do trabalhador, e lhe causar algumas situações bem chatas, principalmente no início de carreira.
A renegociação de dívida do FIES vale para boletos que estão atrasados há mais de 90 dias, ou seja, três meses. Para quem está com uma parcela atrasada há menos tempo é possível emitir a segunda via do boleto, neste caso tendo que pago integralmente.
A cobrança pelo financiamento estudantil começa depois que o aluno já se formou, a partir disso ele tem a obrigação de pagar de volta pelo dinheiro que o banco emprestou.
Regras para renegociar dívida FIES
As regras para renegociar dívida FIES pode depender do banco onde o empréstimo foi contratado. Cada instituição possuí as suas próprias condições de pagamento.
No entanto, normalmente o pagamento acontece da seguinte forma:
- Pagamento á vista onde é dado o maior desconto;
- Pagamento parcelado em boleto bancário, podendo chegar a 48 parcelas;
- Válido para as parcelas atrasadas em, no mínimo, 90 dias;
- Necessário dar entrada de, em média, 10% do valor da dívida.
Onde renegociar dívida FIES
Não existe um portal do governo para renegociar as dívidas do FIES. Isso significa que o contratante do financiamento que quiser pagar o débito deve:
- Procurar a agência do banco onde o contrato foi firmado;
- Fazer a negociação de forma presencial, ou nos canais online deste banco.
Onde emitir o boleto atrasado do FIES
Depois que a renegociação FIES tiver sido confirmada, o passo seguinte é acessar o boleto do FIES. O banco pode enviar todas as prestações para o e-mail do cliente ou informar um canal para emissão mensal da guia de pagamento.
Mas, quando o vencimento ainda não ultrapassou 90 dias desde a sua data original de pagamento é possível pedir o boleto no próprio site do banco. Na Caixa Econômica funciona assim:
-
Entre no site da Caixa Econômica Federal;
-
Realize o cadastro, se for o primeiro acesso;
-
Insira o CPF;
-
Clique na opção “contrato FIES”;
-
Selecione “contrato”;
-
Clique em “boleto em aberto”.
Desenrola FIES
Vai até 31 de agosto de 2024 o prazo para aderir ao Desenrola FIES. Neste programa que foi criado pelo governo federal especificamente para negociar os débitos atrasados até dezembro de 2023, há opção de pagar a dívida com desconto de até 99%.
As condições de pagamento vão depender do tempo de atraso do contato, e da renda do cidadão que quer negociar.
Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias, em 30/6/2023:
- desconto de 100% sobre encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento) e de 12% sobre o valor financiado pendente, para pagamento à vista; ou
- parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas, com desconto de 100% nos encargos, mantidas as demais condições do contrato (ou seja, ficam mantidas as condições de garantia e eventuais taxas de juros do contrato).
Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30/6/2023, cujos financiados estejam inscritos no Cadastro Único ou tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:
- desconto de 92% sobre o valor total da dívida (valor financiado pendente + juros e multas por atraso no pagamento + juros do contrato), para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
Débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30/6/2023, cujos financiados estejam cadastrados no CadÚnico ou tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, com a data da última prestação prevista em contrato em atraso superior há 5 anos:
- desconto de 99% sobre o valor total da dívida (valor financiado pendente + juros e multas por atraso no pagamento + juros do contrato), para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30/6/2023, que não se enquadrem nas hipóteses acima:
- desconto de 77% sobre o valor total da dívida (valor financiado pendente + juros e multas por atraso no pagamento + juros do contrato), para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
Para contratos com o pagamento em dia (adimplentes) na data da renegociação:
- desconto de 12% sobre o valor total da dívida, para pagamento à vista do saldo devedor.
Onde negociar pelo Desenrola FIES?
As negociações pelo Desenrola FIES são feitas nos canais de comunicação da Caixa ou do Banco do Brasil.
Contrato feito pela Caixa
- App FIES CAIXA;
- WhatsApp no número 0800 104 0 104;
- Ligações podem ser feitas pelo número 4004 0 104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (para as demais regiões do País).
Contrato feito pelo Banco do Brasil
- App do BB na opção “Negociar dívidas” e “Contrato FIES”;
- WhatsApp no número 61 4004 0001;
- Ligue para a Central de Atendimento do BB pelo número 0800 729 0001.