Desenrola Fies: Veja como aderir antes do prazo para negociar a dívida chegar ao fim

O programa de renegociação de dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil está terminando. Iniciativa do governo federal já ajudou mais de 283 mil pessoas com oferta de descontos que chegam a 99%. Confira as regras do Desenrola Fies para se livrar das dívidas ainda hoje.

Desenrola Fies: Veja como aderir antes do prazo para negociar a dívida chegar ao fim (Imagem: FDR)

O governo federal lançou o Desenrola Fies para ajudar os cidadãos que estão com débitos referentes ao programa que financia cursos de nível superior. O prazo para a renegociação será encerrado neste mês de maio. Segundo as informações do governo 283.577 pessoas já se livraram das dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil.

O Ministério da Educação informou que foram renegociados mais de R$ 12,92 bilhões em dívidas. O programa é voltado as pessoas que usaram o FIES, firmaram seus contratos até 2017 e estavam em situação de inadimplência até 30 de junho de 2023.

Condições para renegociação pelo Desenrola Fies

Contratos vencidos há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023:

  • Desconto de 100% sobre encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento);
  • Mais 12% sobre o valor financiado pendente, para pagamento à vista; ou
  • Parcelamento em até 150 parcelas mensais, com desconto de 100% dos encargos.

Contratos com mais de 360 dias de atraso em 30 de junho de 2023:

  • Condições abaixo estão disponíveis apenas para os inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:
  • Desconto de 92% sobre o valor total da dívida para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Contratos vencidos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023:

  • As condições abaixo são exclusivas para quem está cadastrado no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021. Além disso, o atraso no pagamento da última parcela prevista no contrato deve ser superior há 5 anos:
  • Desconto de 99% sobre o valor total da dívida, para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Contratos vencidos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023:

  • As condições abaixo são para as pessoas que não se encaixam nas hipóteses 2 e 3 acima:
  • Desconto de 77% sobre o valor total da dívida para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Contratos adimplentes, ou seja, com pagamentos em dia

  • Desconto de 12% sobre o valor total da dívida, para pagamento à vista do saldo devedor.
Desenrola Fies: Veja como aderir antes do prazo para negociar a dívida chegar ao fim (Imagem: FDR)

Como usar o Desenrola Brasil Fies?

Os usuários do Fundo de Financiamento Estudantil em situação de inadimplência poderão fazer a renegociação em um dos canais oficiais do banco responsável pelo contrato, confira abaixo:

Caixa Econômica Federal: 

  • Acesse o aplicativo da Caixa no seu celular( disponível para Android ou iOS). 
  • Entre em contato pelo WhatsApp no número 0800 104 0 104. 
  • Ligações podem ser feitas pelo número 4004 0 104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (para as demais regiões do País).  

Banco do Brasil (BB): 

  • Através do aplicativo do BB no seu celular (disponível para Android ou iOS). 
  • Entre em contato pelo WhatsApp no número 61 4004 0001. 
  • Ligue para a Central de Atendimento do BB pelo número 0800 729 0001.

Lembrando que as renegociações podem ser feitas até o dia 31 de maio, tanto na Caixa quanto no BB. 

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado para oferecer financiamento de cursos superiores em instituições privadas de todo o país. A prioridade é possibilitar que novas pessoas conquistem o diploma de nível superior, mas pessoas que já possuem esse nível também podem usar o programa.

Para concorrer às vagas é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio  (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero); e 
  • Ter sido selecionado no processo seletivo do Fies 

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o FIES Social vai possibilitar que inscritos no CadÚnico conquistem uma vaga no ensino superior, saiba mais.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.