Criada em 2000, a Lei da Aprendizagem n°10.097 criou o programa que dá oportunidade de emprego para estudantes, e desde então tem funcionado no país. O Jovem Aprendiz 2023 é a oportunidade que muitos adolescentes e jovens precisam para conseguir a primeira chance de fazer parte do mercado de trabalhado. Este é um método exclusivo para quem não tem experiência.
O programa de Jovem Aprendiz 2023 prevê por lei que as empresas reservem uma cota de contratação de novos empregados dedicado aos jovens com perfil de aprendiz. Dessa forma, fica garantida a oportunidade do primeiro emprego para aqueles que têm de 14 a 24 anos.
Todo empreendimento que contratar um jovem menor que 16 anos, e permitir que ele atue em um regime fora do sistema de Jovem Aprendiz, fere a legislação trabalhista. Logo, poderá ser punido e multado por não seguir as regras previstas pelas leis do país.
Quem pode trabalhar como Jovem Aprendiz 2023?
A definição sobre quem pode trabalhar como Jovem Aprendiz 2023 está prevista na CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). Definindo os grupos os quais as empresas podem contratar dentro dessa vaga, sendo que está permitida a ocupação como aprendiz para aqueles que:
- Jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou já tenham concluído o ensino médio;
- Pessoas portadora de deficiência de qualquer idade.
O jovem pode trabalhar na função de aprendiz em mais de uma empresa, no entanto não pode renovar seu contrato na mesma instituição para o mesmo cargo. O tempo de serviço de um aprendiz dentro da empresa é de até dois anos, caso o empregador queira mantê-lo na equipe deve inserir o funcionário em outro cargo.
Quem pode contratar Jovem Aprendiz 2023?
A lei também estabelece quais empresas são obrigadas a contratar Jovem Aprendiz 2023, e dar oportunidade de emprego para esse grupo. Tratam-se daquelas que deixaram de ser pequenos empreendimentos e ganharam uma dimensão maior, ou seja, as médio e grandes empresas.
A legislação estabelece que:
- Empresas a partir de sete funcionários registrados devem contratar Jovem Aprendiz;
- A cota de contratação de aprendiz deve ser de no mínimo 5% e no máximo 15% do corpo de funcionários.
“(…) Empresas de médio e grande porte, além de órgãos públicos, têm entre 5% e 15% do seu quadro de funcionários formado por jovens com idade entre 14 e 24 anos para facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho”.
Benefícios trabalhistas do Jovem Aprendiz 2023
Como o trabalhador contratado como aprendiz é regido pela CLT, ele garante uma série de proteções e benefícios. Será justamente por meio desta legislação que o cidadão vai conseguir receber devidamente pelo serviço prestado, além de não ser cobrado a fazer mais do que as suas funções.
Isso quer dizer que o aprendiz não pode ser prejudicado na escola ou no seu curso de profissionalização por conta do trabalho. O que significa que os estudos devem vir sempre em primeiro lugar, impedindo que o Jovem Aprendiz 2023 faça hora extra, adicional noturno, ou exerça funções de um gerente ou supervisor.
O principal papel deste cargo é permitir que o jovem tenha seu primeiro contato com o mercado de trabalho, aprenda a lidar com o primeiro emprego e possa crescer dentro da área que escolheu. Pensando nisso, ficam garantindo os seguintes benefícios trabalhistas para o Jovem Aprendiz 2023:
- Carteira assinada;
- Remuneração entre meio e um salário mínimo completo;
- Auxílio alimentação;
- Auxílio transporte;
- 13º salário;
- Contribuição com o FGTS;
- Plano médico;
- Vale alimentação;
- Plano odontológico;
- Carga de trabalho de 6 horas diárias (no máximo);
- Cursos de capacitações.
Salário do Jovem Aprendiz 2023
Ao prestar serviço para a empresa, o funcionário deve ser remunerado pelas atividades realizadas. Isso significa que vai haver o registro na sua carteira de trabalho com valor referente ao que a legislação estabelece para essa função.
- Salário do Jovem Aprendiz 2023: R$ 1.189,00 é a média nacional.
A quantia pode variar dependendo de quantas horas o cidadão atua dentro da empresa. Aquele que trabalha por 4 horas diárias deve receber menos do que quem atua por 6 horas por dia. O salário mínimo em 2023 deve ser de R$ 1.302,00 e válido para quem atua por 8 horas diárias.
Onde encontrar vagas abertas para Jovem Aprendiz
Aqueles que buscam pela primeira oportunidade de emprego vão obter mais sucesso desde que saibam onde encontrar vagas abertas para Jovem Aprendiz 2023. O primeiro passo é buscar essa chance em médios e pequenas empresas, já que por lei essas são obrigadas a oferecer uma vaga de primeiro emprego.
Isso não significa que pequenos empreendimentos possam dar essa chance, mas as vagas serão menores já que a empresa não é obrigada a oferecer este cargo. A busca pode acontecer em:
- Centro de representantes do comércio do município;
- Sites de grandes empresas;
- Institutos que fazem intermediação entre empresa e funcionário;
- Grupos de vagas de emprego;
- Sites de vagas de emprego.
Vagas abertas
Atualmente, as seguintes empresas estão com vagas abertas para Jovem Aprendiz 2023:
- Heineken;
- Sodexo;
- Spani Atacadista;
- Apsen;
- Raia Drogasil;
- TMKT;
- Localiza.
*Conforme novas vagas forem disponibilizadas, essa lista será atualizada.
Empresas que contratam Jovem Aprendiz 2023
A vaga de emprego para Jovem Aprendiz que tanto procura pode ser enquadrada no pequeno mercado próximo do seu endereço, ou na farmácia e loja de calçados do centro comercial da sua cidade. Basta procurar saber diretamente nestes estabelecimentos se há vagas disponíveis.
No entanto, existem empresas que contratam Jovem Aprendiz 2023 de grande porte e que pelo menos uma vez ao ano lançam uma nova edição selecionando funcionários. São elas:
- Riachuelo;
- Renner;
- Melissa;
- Havan;
- Carrefour;
- Leader;
- Atacadão;
- Cacau Show;
- Bradesco;
- Banco do Brasil;
- Caixa;
- Santander;
- Itaú;
- Unilever;
- Gerdau;
- Honda;
- Vale;
- Unimed;
- Hapvida;
- Drograsil;
- Pague Menos;
- CELPE;
- Correios;
- SABESP;
- Prefeituras;
- Secretarias municipais e estaduais.
Inscrições Jovem Aprendiz 2023
O jovem pode contar com algumas instituições que fazem a intermediação entre o funcionário e a contratante no momento de fazer a inscrição para Jovem Aprendiz. Ao cadastrar seu currículo nesta plataforma, o estudante fica disponível para ser contatado pelos empregadores.
São eles:
As inscrições do Jovem Aprendiz 2023 também podem e devem ser feitas dentro do site da empresa que está com vagas abertas, funciona assim:
- Acesse o site da empresa pretendida;
- Selecione “Trabalhe conosco”;
- Selecione “Vagas para aprendiz”;
- Preencha seus dados pessoais e de contato;
- Envie seu currículo.