O IPVA está entre os tributos que devem ser pagos pelos cariocas todo início de ano. Com isso é importante estar por dentro de todas as informações sobre o IPVA 2023 do Rio de Janeiro. Confira logo abaixo tudo sobre o IPVA 2023 RJ.
Como funciona o pagamento do IPVA?
Todos os proprietários de veículos devem pagar obrigatoriamente o IPVA no início do ano. O imposto é de responsabilidade do Detran e cada estado define seu calendário de pagamentos, os valores e como os contribuintes podem quitá-lo.
É possível pagar o tributo tanto em cota única (à vista) ou parcelado. Geralmente é oferecido descontos especiais para quem opta pelo pagamento à vista.
É válido destacar que este é um dos impostos mais importantes e que deve ser pago até o momento do licenciamento do veículo. O contribuinte que não pagar dentro das datas determinadas pelo Detran ficam sujeitas à multas e juros.
Como calcular o valor do IPVA RJ
Segundo informações da Sefaz-RJ, a alíquota cobrada pode mudar dependendo do veículo. A alíquota é de 4% para carros flex, 3% para motos e 1,5% para automóveis movidos a GNV.
Para saber o valor que você pagará no IPVA 2023 RJ é necessário conferir a alíquota que recai sobre a categoria do veículo e o valor de seu carro segundo a tabela Fipe.
Calendário IPVA 2023 RJ
É possível conferir a tabela do imposto através do Departamento Estadual de Trânsito do Estado, neste caso do Detran-RJ.
A tabela de pagamentos também é disponibilizada pela Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro. A função da tabela é a de deixar os contribuintes cientes dos prazos para pagamento, bem como as datas para aquelas pessoas que precisam realizar o parcelamento da dívida.
- Final de placa 0
Cota única e 1ª parcela: 23/1
2ª parcela: 23/2
3ª parcela: 27/3
- Final de placa 1
Cota única e 1ª parcela: 24/1
2ª parcela: 24/2
3ª parcela: 28/3
- Final de placa 2
Cota única e 1ª parcela: 25/1
2ª parcela: 27/2
3ª parcela: 29/3
- Final de placa 3
Cota única e 1ª parcela: 26/1
2ª parcela: 1º/3
3ª parcela: 4/4
- Final de placa 4
Cota única e 1ª parcela: 27/1
2ª parcela: 2/3
3ª parcela: 5/4
- Final de placa 5
Cota única e 1ª parcela: 30/1
2ª parcela: 3/3
3ª parcela: 11/4
- Final de placa 6
Cota única e 1ª parcela: 31/1
2ª parcela: 6/3
3ª parcela: 12/4
- Final de placa 7
Cota única e 1ª parcela: 1º/2
2ª parcela: 8/3
3ª parcela: 13/4
- Final de placa 8
Cota única e 1ª parcela: 2/2
2ª parcela: 9/3
3ª parcela: 14/4
- Final de placa 9
Cota única e 1ª parcela: 3/2
2ª parcela: 13/3
3ª parcela: 18/4
Como consultar débitos e gerar boleto do IPVA RJ pelo Detran
O órgão encarregado pelas informações sobre débitos IPVA 2023 aos contribuintes é o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro. No entanto, os boletos de pagamento relativos ao tributo podem ser emitidos através do portal oficial da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro e do Banco Bradesco.
Para fazer isso, o motorista vai precisar do número do Renavam. O pagamento do débito pode ser realizado em qualquer agência bancária.
Para entrar no portal do Detran-RJ é preciso:
- Entrar no site do Detran
- Clicar em Sistemas
- Ir em IPVA
Se o dono do veículo não pagar o IPVA e for parado em uma blitz, por exemplo, ele não vai ser multado por falta de pagamento do imposto e sim pela falta de licenciamento, uma vez que não é possível licenciar o carro sem pagar o IPVA.
Fora isso, quem tiver o veículo apreendido pela falta do licenciamento, deverá arcar com a taxa de manutenção do veículo no pátio do Detran.
Como realizar o pagamento do IPVA RJ
O contribuinte deve fazer o pagamento do IPVA através da GRD (Guia de Regularização de Débito), que pode ser gerada no Portal do IPVA, ou através do Bradesco.
Será pedido os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou CNPJ do proprietário do veículo. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária.
Caso o contribuinte atrase o pagamento das parcelas, ele perde o direito às condições especais de parcelamento e o débito será inscrito na Dívida Ativa. O mesmo acontece se o primeiro pagamento não for feito em dia.
Para consultar se possui débitos inscritos na dívida ativa, clique aqui e acesse o site da Procuradoria-Geral do Estado (PGR-RJ).
Quem tem direito a isenção do IPVA Rio de Janeiro?
- Portador de deficiência física, visual, intelectual ou autismo;
- Diplomáticos;
- Tratores e máquinas agrícolas;
- Transporte escolar.
- Taxis;
- táxi;
- Ônibus;
- Micro-ônibus;
- Transporte escolar
No Rio, é concedida isenção no pagamento do tributo para veículos com mais de 15 anos de fabricação.
Não paguei o IPVA, e agora? Saiba como pagar IPVA em atraso
Os contribuintes do Rio de Janeiro podem se inscrever até o fim deste ano no Programa Recupera IPVA para parcelar débitos com IPVA que foram geradas até o dia 30 de novembro de 2020 e podem pagar em até 24 vezes.
O desconto oferecido pode chegar a 90% para quem pagar à vista. Quanto menor o número de prestações, maior será o desconto. Quem optar pelo parcelamento máximo de 24 vezes, terá desconto de 60% sobre o preço total.
Para se inscrever no Programa Recupera IPVA pela internet é preciso acessar o Portal da Sefaz-RJ, ir no link “Atendimento Digital” e selecionar a opção do Recupera IPVA.